Teach For Portugal

“Já pastei 100 cabras numa serra no interior de Portugal” revela-nos a mentora Teresa, com um sentido de humor e pragmatismo que lhe são característicos! Como ela diz, é uma “alma inquieta que procura diferentes formas de olhar para o mundo. Vivo intensamente tudo o que faço. Não saboreio a vida, engulo-a”.

Nasceu no Porto e foi aluna de Engenharia Mecânica. Rapidamente percebeu que o seu caminho não seria por aqui e explica-nos porquê:

“Enquanto voluntária da Associação ‘O Meu Lugar no Mundo’, senti e vi o que é uma criança ter o seu futuro condicionado pelo lugar onde nasce. Percebi o que é desigualdade e como a nosso sistema perpétua círculos de pobreza e exclusão. Enquanto voluntária no Brasil, estive em escolas alternativas que me faziam ver uma nova forma de olhar para o ensino e como abordagens diferentes da tradicional potenciavam as crianças. Percebi qual era a minha paixão: quero trabalhar para uma mudança social e educativa que permita todas as crianças atingirem o seu máximo potencial. Quando conheci a Teach pensei que tinham desenhado um trabalho especialmente para mim!”

A Teresa está no 2.º ano do Programa de Desenvolvimento na E.B.S. de Canelas, na disciplina de Matemática. Para além disso, está focada no seu projeto comunitário – “Mudar Vidas”. “Os alunos escolhem um assunto que os inquieta e desenvolvem um projeto. No 1.º período quiseram apoiar os alunos mais carenciados da escola e para isso venderam rifas e fizeram uma loja ‘online’, comprando depois alimentos. Pretende-se promover a cidadania ativa, desenvolver a liderança e fazer os alunos perceberem que, independentemente da sua idade, eles podem transformar o mundo à sua volta.”

Estes 2 anos de Programa não têm sido indiferentes para ela. Para além de ganhar ainda mais consciência da complexidade da desigualdade educativa, aprendeu a importância da colaboração e de uma visão coletiva. “Cultivei o meu inconformismo e resiliência. Levo uma rede de pessoas incrivelmente inspiradoras com quem espero continuar a partilhar a vida. Levo uma bagagem de experiências que espero que me guiem nos novos projetos que decidir abraçar.”