Teach For Portugal

Programa de Desenvolvimento de Liderança

O PROGRAMA

São líderes a capacitar futuros líderes!

Ao serviço de uma escola durante 2 anos

O Programa de Desenvolvimento de Liderança é formativo, profissional e remunerado e tem a duração de 2 anos. Através deste Programa, o Mentor/a colabora a full-time numa escola inserida num contexto socioeconómico desfavorecido. Temos como base um modelo testado e replicado por 61 países da rede Teach For All.

Como fazemos? Durante dois anos letivos alocamos pessoas licenciadas - que chamamos de Mentores - a uma comunidade educativa de um contexto socioeconómico desfavorecido. Os Mentores, que são de várias áreas profissionais, fazem par com um professor (Professor-Mentor) apoiando-o nas disciplinas, mas sobretudo, atuando em áreas como a confiança, a determinação e a perseverança dos alunos.

Qual o objetivo? Impedir que o contexto socioeconómico de uma criança a limite de atingir realização pessoal e profissional. Acreditamos que todas as crianças podem atingir o seu máximo potencial! Estes Mentores são líderes sociais inspiradores ao serviço das escolas que dedicam a sua atenção e energia no incentivo do melhor que há em cada criança, colocando-as num caminho de oportunidades.

Programa de Desenvolvimento de Liderança

Intervenção no terreno: dentro e fora da sala de aula

O Programa tem um plano de Formação detalhado, baseado na Teoria do Desenvolvimento de Liderança inspirada nos princípios: Lidera-te; Lidera com os outros; Lidera a mudança.

A formação dos Mentores TFP inicia-se com a Academia Teach For Portugal, e prolonga-se durante os 2 anos de intervenção no terreno, com uma oportunidade de estágio a meio. Todo o plano de formação é da responsabilidade da equipa de Formação e Desenvolvimento, que te irá fornecer oportunidades de aprendizagem através de formações teóricas e práticas em mais de 300h, e convidando experts de várias áreas para que possas aprender com os melhores! O plano de formação é flexível, a fim de dar resposta às necessidades dos Mentores ao longo do Programa e de estimular outras competências. O plano de formação e as competências que se esperam adquirir são ainda trabalhadas individualmente com cada Mentor através de sessões individualizadas de acompanhamento com um tutor pedagógico e de Avaliações de Desempenho e Desenvolvimento de Liderança.

O Programa está desenhado para promover o impacto no sistema educativo a curto e a longo prazo: a curto prazo durante o Programa e a longo prazo na passagem para o Movimento Alumni.

As fases do Programa

Academia Teach For Portugal

Preparação para a função que vais desempenhar

A Academia Teach For Portugal são 5 semanas de pré-emprego ou de preparação para a função que vais desempenhar.

Aqui vais poder desenvolver as tuas competências sociais, como também o que é necessário a nível de pedagogia num sistema de “co-teaching”.

Nas últimas 3 semanas da Academia Teach For Portugal vais ter a oportunidade de aplicar na prática o que tens estado a aprender, durante as quais recebemos crianças para refrescarem as suas aprendizagens.

A Academia Teach For Portugal normalmente acontece em regime presencial e exclusivo em dias úteis, todo o dia. A 4ª edição, realiza-se presencialmente em 2022, entre 11 de Julho e 13 de Agosto.

Ano 1 do Programa

Construção de uma visão conjunta

A Liderança coletiva que queremos desenvolver nos Mentores TFP requer a criação de uma visão conjunta. Com o objetivo de garantir que a visão da Teach For Portugal para as comunidades que serve é co-criada desafiamos os Mentores TFP a rever a nossa visão dando voz às comunidades que servem.

Assim, no primeiro ano vais estar concentrado na tua integração na escola e na comunidade, na relação com o teu professor-mentor e alunos a que estás alocado.

Vais ter acompanhamento contínuo da equipa de tutoria da Teach For Portugal durante todo o ano, para te dar orientações técnicas e apoio emocional.

Este ano é fundamental para desenvolveres as competências chave.

Estágio de verão

Procura de opções de carreira com impacto

Entre o 1º e o 2º ano do Programa vais ter a oportunidade de conhecer uma organização que tem como intuito o impacto na Educação, na inovação e responsabilidade social, fora da escola.

Esta experiência, de 4 a 6 semanas permite-te alargar a tua visão enquanto Mentor TFP sobre os campos de atuação na educação, proporcionando-te o desenvolvimento de competências enquanto  líder para a mudança e permitindo-te identificar possíveis caminhos de atuação.

Queremos que te inspires no mercado de trabalho para que isso te ajude a definir opções após o Programa.

As parcerias para os estágios de verão podem ser realizadas em conjunto, entre Mentor e equipa TFP, para que consigas a opção que mais desejas.

Ano 2 do Programa

Desenvolvimento de um projeto comunitário

Para além de continuares o teu impacto dentro e fora da sala de aula, e acompanhado pelo teu professor-mentor, serás desafiado a criar impacto fora da sala de aula, construindo um projeto/iniciativa de intervenção comunitária, onde os alunos são os protagonistas e toda a comunidade educativa é envolvida, através da sabedoria coletiva com objetivo de potenciar a transformação social.

Durante o 2º ano terás ainda o acompanhamento de um orientador de carreira.

Entrada no Movimento Alumni

Impacto a longo prazo

Depois de sair do Programa de Desenvolvimento de Liderança terás entrada direta no movimento Alumni nacional e internacional com a rede Teach For All.

Nela poderás encontrar oportunidades de carreira, e desenvolvimento pessoal e social. Queremos que continues a ser um agente de mudança na Educação!

Sabe mais sobre a rede global aqui.

Impacto a curto e a longo prazo

Estas competências são procuradas desde o recrutamento!

Quais as competências que procuramos e desenvolvemos no Programa?

Existem 5 competências que levamos muito a sério!

São estas as competências que procuramos nos candidatos, mas também as que pretendemos desenvolver ainda mais quando já estiveres no Programa de Desenvolvimento de Liderança.