Programa de Desenvolvimento de Liderança

RECRUTAMENTO

Vamos impactar a educação
em Portugal!

Junta-te à Teach For Portugal!

Acreditamos que o início da transformação do ecossistema educacional se dá quando pessoas talentosas assumem o desafio de contribuir para a construção de um país equitativo e, não obstante a sua formação académica, colocam a educação como eixo prioritário do seu impacto profissional.

O que fazemos?
Recrutamos e formamos pessoas de diversas áreas de formação - Mentores Teach For Portugal - para integrarem o Programa de Desenvolvimento de Formação. Este Programa é profissional e remunerado durante 2 anos, onde tu, Mentor/a, irás colaborar a full-time numa escola de um contexto socioeconómico desfavorecido.

Objetivo? Tornares-te num agente de mudança, dentro e fora da sala de aula, não deixando nenhuma criança para trás. Pelo contrário, vais permitir que cada aluno atinja o seu potencial, colocando-o num caminho de oportunidades que impactará o resto da sua vida.

Prazos de Candidaturas

O nosso processo de seleção acontece entre novembro e maio de cada ano letivo, organizando-o em 3 fases. Podes participar em qualquer uma delas, mas lembra-te que haverá cada vez menos vagas disponíveis, por isso recomendamos que te inscrevas o mais rápido possível.

Fase 1: 2 de novembro de 2020 a 3 de janeiro de 2021
Fase 2: 11 de janeiro a 14 de março de 2021
Fase 3: 22 março a 16 de maio de 2021

Quem procuramos?

  • Pessoas perseverantes que conseguem ver oportunidades de crescimento onde outros veem obstáculos, e capazes de encontrar soluções para garantir o impacto nas escolas e comunidades.
  • Profissionais de excelência que procuram mudanças na nossa sociedade e ousam comprometer-se com um dos setores mais desafiadores e enriquecedores do país: a educação.
  • Líderes dispostos a trabalhar com afinco e que sejam capazes de colaborar com outros agentes para conseguir um movimento que transforme o sistema.

Elegibilidade da candidatura

  • 1. Licenciatura:
    Ter concluído uma licenciatura até setembro do ano letivo de início do Programa da Teach For Portugal - verificado ao longo do processo.

    Exemplo: A Catarina candidatou-se em dezembro de 2018, para entrar no Programa no ano letivo 2019-2020. Teve de concluir a licenciatura, no máximo, até setembro de 2019. 
  • 2. Flexibilidade:
    Disponibilidade para mudar-se ou deslocar-se para a comunidade da escola onde vai ser colocado.
  • 3. Compromisso:
    Disponibilidade para participar do Programa a tempo inteiro durante 2 anos.
  • 4. Idiomas:
    Ser fluente a Português (como língua materna) e possuir um nível de Inglês avançado (entre B2 e C2) - avaliado no processo de seleção.

Porquê Participar no Programa de Desenvolvimento de Liderança?

4 Motivos para te candidatares

“Ser Mentor TFP não é um trabalho, é um estilo de vida!”

Catarina Ferreira - Mentora no Programa da Teach For Portugal

1. Trabalho com propósito e impacto

Remunerado durante 2 anos

Conhecerás a realidade educacional do nosso país e terás impacto no dia a dia, trabalhando em conjunto com os diversos agentes envolvidos na comunidade escolar e atuando na realidade da sala de aula. Durante o 2.º ano do Programa, implementarás um projeto comunitário, que contribua para enfrentar os desafios identificados na comunidade e na escola. 

O Programa de Desenvolvimento de Liderança da Teach For Portugal é formativo, profissional e remunerado durante 2 anos, para que se alinhem o compromisso com a comunidade educativa e a aposta numa carreira com propósito na Educação após o Programa.

2. Desenvolvimento pessoal e profissional

Assumir este desafio e responsabilidade irá permitir  que te desenvolvas como pessoa e profissional, enquanto compreendes as implicações da desigualdade educacional e o papel que desejas desempenhar nesta causa.

Ao longo do programa, receberás acompanhamento contínuo de uma tutora da Teach For Portugal e mais de 300h de formação em liderança e outras competências, para desenvolveres plenamente o teu potencial e o potencial dos teus alunos. Simultaneamente irás adquirir e aprimorar habilidades profissionais essenciais para ter um impacto sistémico.

“É um privilégio desenvolver-me num ambiente seguro, de não julgamento, equilibrado entre desafio e apoio.”

Daniela Paninho - Mentora no Programa da Teach For Portugal

“É extraordinário trocar experiências com pessoas de outros contextos e culturas, mas com um objetivo idêntico ao meu!”

Luís Vasconcelos - Mentor no Programa da Teach For Portugal

3. Rede Global comprometida com a mudança

Passas a fazer parte de uma rede global, Teach For All,  formada por 58 países, com milhares de mentores comprometidos com o combate à desigualdade educativa.

A Teach For All contribui para acelerar o progresso e aumentar o impacto das organizações parceiras, proporcionando apoio direto, facilitando o contacto entre os diferentes membros, criando e cedendo recursos globais para o benefício de todos, e promovendo o desenvolvimento da liderança das equipas, mentores e Alumni.

4. Aposta na tua carreira

Durante o 2.º ano do Programa, os mentores contam com orientadores experientes de diversas áreas profissionais. Estes orientadores vão ajudar a determinar os próximos passos na tua carreira após o término do Programa e acelerar o teu impacto, independentemente da tua área de interesse.

As competências e habilidades adquiridas durante o programa são valorizadas e fundamentais noutros setores e sabemos, pela experiência dos parceiros da rede, que a grande maioria dos Alumni decide atuar em prol da transformação social em diversas áreas: educação formal, empreendedorismo social, gestão pública, organizações do setor privado, organizações de impacto social. Além disso, conhecerás de forma profunda como funciona o sistema educativo português e ganharás a possibilidade de entrar em contacto com parceiros e organizações que trabalham nas mais variadas áreas.

"Muitas vezes parece que estamos a mudar de área, mas aliar desenvolvimento pessoal, inovação e engenharia à pedagogia é uma mistura catalisadora duma educação multidisciplinar, inclusiva e transformadora."

Ricardo Vieira - Mentor no Programa da Teach For Portugal

 

“Eu também tive um Porquê! Candidatar-me ao Empieza por Educar – o equivalente à Teach for Portugal mas em Espanha – surgiu do meu interesse pela educação e do meu desejo de contribuir na criação de um mundo melhor, mais justo e inclusivo, e que oferece as mesmas oportunidades a todos e todas. (…) Sentia que o meu trabalho – conhecimento e tempo que investia numa atividade remunerada – tinha que ter mais valor do que dar apenas benefícios a uma empresa qualquer. Tinha que ter um propósito mais profundo!”

Testemunho do Jon Garay

Diretor de Recrutamento da Teach For Portugal

Como funciona o Processo de Recrutamento?

Registo Online

A equipa da Teach For Portugal irá analisar se tens os requisitos mínimos que constam na elegibilidade para participares no processo de seleção, e irá entrar em contacto contigo por e-mail para confirmar a tua continuação no processo.

Se cumpres com os requisitos, serás convidado a realizar a tua candidatura online.

Podes fazer o teu registo aqui.

Candidatura Online

É um formulário online para nos dares a oportunidade de te conhecer melhor! Podes descrever a tua carreira académica e profissional, demonstrar a tua perseverança e o teu compromisso com causas sociais, respondendo a uma série de perguntas abertas. Também terás de fazer um vídeo de 1 minuto, em inglês, explicando as tuas razões para te candidatares ao Programa de Desenvolvimento de Liderança da Teach For Portugal.

O formulário de candidatura é enviado para ti diretamente por e-mail, se cumprires com os critérios do registo online.

Conhece aqui os prazos das candidaturas.

Centro de Avaliação

Os candidatos que demonstram ter as competências que procuramos através da Candidatura Online, são convidados para os Centros de Avaliação – um dia de atividades individuais, em grupo e entrevistas – para poderes expressar as tuas competências de forma mais completa, e também para nos conheceres melhor.

Os Centros de Avaliação são, por norma, realizados presencialmente. Neste momento, devido à situação atual de pandemia Covid-19, os Centros de Avaliação poderão ser realizados online, garantindo a exigência e qualidade no processo.

Quando acontecem os Centros de Avaliação?

Realizam-se 2 a 3 semanas após o fecho de cada fase de candidaturas online.

Teste Online

Após o centro de avaliação, pedimos a cada candidato que faça um teste online sobre competências organizacionais, lógica e pensamento crítico.

Quando tens de realizar o teste?

Nas 2 semanas após o Centro de Avaliação e é enviado diretamente para ti, por e-mail.

Seleção e Instituto de Verão

Após os Centros de Avaliação, a nossa equipa comunica a seleção aos candidatos escolhidos para entrarem na fase de formação: Instituto de Verão.

Após ser aprovado, o candidato assina uma carta de compromisso para que saiba em que condições participará no Instituto de Verão. Este Instituto é uma preparação formativa, teórica e prática, que acontecerá entre julho e agosto, entre 4 a 5 semanas, a tempo inteiro.

A equipa também te irá explicar como funcionam as colocações nas escolas: tempo de espera, necessidade de deslocação da tua residência, assinatura de contrato, entre outros detalhes.

O Programa de Desenvolvimento de Liderança requer grandes níveis de resiliência e motivação. Por isso, é importante que saibas, logo à partida, o grau de compromisso e entrega necessários, desde o Processo de Candidatura, até ao final dos 2 anos do Programa.

Preparado para o desafio da tua vida?

Faz aqui o teu registo!

Para saber mais detalhes sobre o  nosso processo de seleção, descarrega o Manual do Candidato.
O registo online e candidaturas estão abertos nas seguintes datas:

Prazos de Candidatura

Fase 1: 2 de novembro de 2020 a 3 de janeiro de 2021
Fase 2: 11 de janeiro a 14 de março de 2021
Fase 3: 22 de março a 16 de maio de 2021

“Foi muito gratificante ver o empenho e o esforço dos candidatos e a sua vontade de integrar o Programa da Teach For Portugal."
Testemunho de Recrutador Convidado
Pedro Botelho Gomes, JPAB
“Foi muito gratificante ver o empenho e o esforço dos candidatos e a sua vontade de integrar o Programa da Teach For Portugal."
Testemunho de Recrutador Convidado
Pedro Botelho Gomes, JPAB