Teach For Portugal

Sobre nós

QUEM SOMOS

O que é a Teach For Portugal?

O local onde uma criança nasce não deve restringir as oportunidades que tem ao longo da vida.

É uma organização portuguesa sem fins lucrativos que pertence à rede internacional Teach For All.

Tem como objetivo diminuir a desigualdade educativa e proporcionar às crianças de meios mais desfavorecidos a oportunidade de atingirem o seu máximo potencial, colocando-os num caminho de oportunidades que trará impacto nas suas vidas a curto prazo e nas escolhas que farão para o futuro.

É expectável que escolhas de vida mais conscientes e mais opções de realização tragam impacto nas famílias e na comunidade, com impacto na sociedade e na economia de um país.

Em Portugal, o acesso à educação é universal, mas a taxa de reprovação dos alunos de comunidades desfavorecidas é de 52%, 5 vezes superior à de alunos em melhor contexto social. Isto significa que o sucesso académico e as oportunidades futuras das crianças estão muito dependentes da origem socioeconómica.

Visão

Um dia, todas as crianças e jovens em Portugal terão acesso a uma Educação que lhes permita desenvolver o seu máximo potencial, independentemente da sua origem socioeconómica.

Missão

Criar um movimento de líderes excecionais comprometidos com redução da desigualdade educativa e capazes de transformar a realidade dentro e fora da sala de aula.

Como fazemos?

O Programa de Desenvolvimento de Liderança

Para que isso aconteça, a Teach For Portugal é responsável por aplicar o Programa de Desenvolvimento de Liderança em escolas públicas portuguesas de meios carenciados.

Contrata por isso pessoas de várias áreas de estudo, com grau de licenciatura, que tenham como missão de vida contribuir para melhorar a Educação, direta ou indiretamente. Estas pessoas – chamadas de Mentores Teach For Portugal – integram o Programa de Desenvolvimento de Liderança durante 2 anos, na mesma comunidade educativa.

O Programa de Desenvolvimento de Liderança da Teach For Portugal é formativo, profissional e remunerado durante 2 anos, para que se alinhem o compromisso com a comunidade educativa e com a aposta numa carreira com propósito na Educação após os 2 anos do Programa.

Os Mentores da Teach For Portugal

Os Mentores Teach For Portugal são contratados pela Teach For Portugal para serem colaboradores de um Agrupamento Escolar durante 2 anos, com o objetivo de diminuir a desigualdade educativa, garantindo que nenhuma criança fique para trás durante o trajeto escolar.

Nesse Agrupamento são alocados a um número de turmas (5.º e 6.º ano), com a responsabilidade de 1 ou mais professores – chamados de Professores-mentores.

Os Mentores TFP são responsáveis por criar, promover e desenvolver atividades pedagógicas e lúdicas, durante e fora do tempo letivo dos alunos com o intuito de trabalhar 4 dimensões: meta cognição e resultados académicos; consciência do eu; gestão emocional; e liderança.

Os nossos Valores

EQUIDADE
Trabalhamos para que todos tenham acesso ao que precisam para atingir o seu máximo potencial.

COMPROMISSO COM A TRANSFORMAÇÃO
Estamos comprometidos em transformar o sistema educativo.

EXCELÊNCIA
O nosso trabalho é focado num resultado excelente para todas as crianças.

INCONFORMISMO
Não nos conformamos com a atual realidade.

LIDERANÇA COLABORATIVA
O nosso impacto é máximo através do trabalho em conjunto com outros.

De ONGs a ENGs: As novas Empresas Não Governamentais

por Pedro Almeida, Diretor Geral da Teach For Portugal

“Na grande maioria das organizações, os recursos humanos trabalham diretamente no problema a resolver.

Isto significa que, na generalidade, há pouco apetite para recursos humanos profissionais exclusivamente dedicados à sustentabilidade, fundraising ou marketing e comunicação.

Em resumo, pedem-se organizações sociais com 0% de overhead* e recurso 100% dedicados às pessoas que precisam de uma resposta urgente.”