Veja os resultados mais relevantes da Avaliação de Impacto do 2.º ano da Teach For Portugal no terreno no combate à desigualdade educativa.
A Teach For Portugal
Em 2020 / 2021 a Teach For Portugal passou a entidade utilidade pública e duplicou o número de mentores e alunos abrangidos em relação ao ano anterior.
Inquérito Teach For Portugal
88% dos professores e diretores das escolas parceiras recomendam a Teach For Portugal a outras escolas e 88% consideram que a colaboração com Mentor TFP contribui para melhores resultados académicos.
Inquérito Teach For All - Student Survey
88% dos alunos acompanhados pelos Mentores da Teach For Portugal revelam que sentem maiores expetativas sobre o seu futuro.
Inquérito Teach For All - Student Survey
93% dos alunos acha que a presença do Mentor da Teach For Portugal contribui para relações mais encorajadoras.
Inquérito Teach For All - Student Survey
90% dos alunos considera que as suas opiniões e ideias são valorizadas.
Inquérito Teach For Portugal
100% dos Mentores da Teach For Portugal acreditam que a visão e a missão da TFP estão orientadas para garantir que os alunos consigam criar um futuro melhor para si mesmos.
Inquérito Teach For Portugal
95% dos Mentores concordam que a formação e o acompanhamento que a TFP providencia é crucial para o desenvolvimento do seu papel enquanto líder.
Recrutamento de Mentores
De 620 candidatos para o ano letivo 2020/2021, entraram 17 mentores! Para o ano 2021/2022, foram aceites 1225 registos para candidaturas, dos quais 27 foram selecionados para a 3.ª geração de mentores.
É expectável que um Programa desta profundidade tenha impacto no terreno: nos alunos e na comunidade educativa; nos encarregados de educação e comunidade local; como também nos Mentores que se desenvolvem pessoal e profissionalmente durante os 2 anos do Programa de Desenvolvimento de Liderança.
Temos um exigente plano de avaliação, com diversos instrumentos e metodologias de forma a conseguirmos retirar conclusões valiosas das nossas ações.
Para garantir a coerência e a veracidade dos resultados, contamos com entidades externas. São realizados estudos com inquéritos a alunos, professores e Mentores TFP, com pré e pós-teste em grupos de teste e controlo.
Para além disso, realizamos investigação interna através da Teach For All que faz o cruzamento de dados entre os vários países da rede, aplicando o “Student Perception Survey”, desenvolvido pela Melinda and Bill Gates Foundation (“Measures of Effective Teaching”); e ainda um Well-being Survey.
Como Teach For Portugal, é garantida a recolha de dados de eficiência do Programa junto dos Mentores e de todos os stakeholders, para além da recolha de evidências qualitativas do impacto no terreno – Histórias Reais.
Todas as crianças merecem uma educação que lhes dê oportunidade para atingir o seu máximo potencial de desenvolvimento.
Contribua para colocarmos +1 Mentor nas escolas a acompanhar +100 crianças de contexto desfavorecido.
(1) Desempenho Académico: valor a ser calculado, utilizando os resultados médios de cada escola, obtidos à disciplina lecionada no ano letivo anterior
(2) Comportamentos dos alunos: Desenvolvimento da Liderança, Metacognição e Consciência do Eu;
(3) Motivação e compromisso dos alunos perante a educação.
(1) N.º de projetos desenvolvidos;
(2) N.º de membros da comunidade escolar envolvidos (professores, diretores…);
(3) Grau de satisfação dos Diretores e Professores.
(1) N.º de projetos desenvolvidos;
(2) N.º de membros da comunidade local envolvidos (ex: encarregados de educação);
(3) Grau de satisfação dos intervenientes.
Os dados falam, mas atrás destes, estão centenas e centenas de momentos reais que traduzem o esforço diário de não deixar nenhuma criança para trás.
Se assim é, cada dia é uma vitória, ao tornar cada aluno mais resiliente, mais conhecedor de si próprio e mais consciente dos outros.
São as histórias de vida de alunos e famílias que nos fazem acreditar que é possível!