Programa de Desenvolvimento de Liderança

AVALIAÇÃO DE IMPACTO

RESULTADOS Avaliação de Impacto 2019 /2020

Veja os resultados mais relevantes da Avaliação de Impacto do 1.º ano da Teach For Portugal no terreno no combate à desigualdade educativa.

Como medimos o impacto
da Teach For Portugal?

É expectável que um Programa desta profundidade tenha impacto no terreno: nos alunos e na comunidade educativa; nos encarregados de educação e comunidade local; como também nos Mentores que se desenvolvem pessoal e profissionalmente durante os 2 anos do Programa de Desenvolvimento de Liderança.

Temos um exigente plano de avaliação, com diversos instrumentos e metodologias de forma a conseguirmos retirar conclusões valiosas das nossas ações.

Qualidade na investigação

Para garantir a coerência e a veracidade dos resultados, contamos com 2 entidades externas – APLIXAR (Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto) e Gulbenkian. Com a APLIXAR são realizados estudos quasi-experimentais com inquéritos a alunos, professores e Mentores TFP, realizando pré e pós-teste em grupos de teste e controlo.

Para além disso, realizamos investigação interna através da Teach For All que faz o cruzamento de dados entre os vários países da rede, aplicando o “Student Perception Survey”, desenvolvido pela Melinda and Bill Gates Foundation (“Measures of Effective Teaching”); e ainda um Well-being Survey.

Como Teach For Portugal, é garantida a recolha de dados de eficiência do Programa junto dos Mentores TFP e de todos os stakeholders, para além da recolha de evidências qualitativas do impacto no terreno – Histórias Reais.

Investigação na rede Teach For All

Relatórios Teach For Portugal

Indicadores de avaliação de impacto
da Teach For Portugal

Nos alunos

(1) Desempenho Académico: valor a ser calculado, utilizando os resultados médios de cada escola, obtidos à disciplina lecionada no ano letivo anterior

(2) Comportamentos dos alunos: Desenvolvimento da Liderança, Metacognição e Consciência do Eu;

(3) Motivação e compromisso dos alunos perante a educação.

Na comunidade escolar

(1) N.º de projetos desenvolvidos;

(2) N.º de membros da comunidade escolar envolvidos (professores, diretores…);

(3) Grau de satisfação dos Diretores e Professores.

Na comunidade local

(1) N.º de projetos desenvolvidos;

(2) N.º de membros da comunidade local envolvidos (ex: encarregados de educação);

(3) Grau de satisfação dos intervenientes.

O poder das histórias do terreno

Os dados falam, mas atrás destes, estão centenas e centenas de momentos reais que traduzem o esforço diário de não deixar nenhuma criança para trás.

Se assim é, cada dia é uma vitória, ao tornar cada aluno mais resiliente, mais conhecedor de si próprio e mais consciente dos outros.

São as histórias de vida de alunos e famílias que nos fazem acreditar que é possível!

Mais histórias de impacto na rede Teach For All