Teach For Portugal

Escolas

SER UMA ESCOLA PARCEIRA

Juntos pela Educação!

No Programa de Desenvolvimento de Liderança, contratamos e formamos pessoas com grande potencial – Mentores Teach For Portugal, que carregam consigo uma missão: não deixar nenhuma criança para trás. Fazem por cumprir com humildade e energia, as três fases de uma liderança colaborativa: Lidera-te, Lidera com os outros, e Lidera a mudança.

Quando uma escola quer ser parceira, alocamos um ou mais Mentores na comunidade educativa por 2 anos, para que possam trabalhar em conjunto, consoante as necessidades. Estes Mentores são de várias áreas profissionais, com paixão pela Educação e sentido cívico, e recebem da Teach For Portugal salário, formação e acompanhamento para que possam colaborar com qualidade.

Vantagens em ser escola parceira

1. Mais recursos remunerados

Cartaz que diz "Turma 1" e tem mãos pintadas à volta. Alguns alunos estão a colocar as mãos pintadas no cartaz

Sabemos o quão desafiante é individualizar o ensino e prestar atenção a todas as necessidades dos alunos. Cada criança é um mundo, com o seu potencial e desafios.

A sua escola tem a oportunidade de incluir na equipa educativa, Mentores Teach For Portugal que estão preparados para participar em sala de aula, apoiar em estudo individualizado, desenvolver competências pessoais e sociais dos alunos, realizar várias atividades pedagógicas e lúdicas, entre outros exemplos. O Mentor TFP não é contratado pela escola, mas sim pela Teach For Portugal, integrando o nosso Programa de Desenvolvimento de Liderança que pressupõe trabalho a tempo inteiro numa escola parceira.

2. Coloque mais talento dentro da sua escola

Os Mentores da Teach For Portugal são submetidos a um rigoroso processo de recrutamento com várias fases e exercícios, e avaliados por seis pessoas diferentes, que os classificam em parâmetros pré-estabelecidos. São de várias áreas profissionais, de várias regiões do país, com provas dadas em cidadania e na paixão que têm pela educação. Estão preparados para ir de encontro às necessidades, trazer inovação, e serem exemplos de sucesso e resiliência para os seus alunos.

Dois Mentores Teach For Portugal dentro de uma sala de aula próximos dos alunos da Academia de Verão Teach For Portugal. Vê-se a mesa com material escolar e outra aluna com o dedo no ar. Atrás, no quadro, está escrito "Bingo da Matemática"

3. Ofereça mais apoio aos seus alunos

Cada Mentor Teach For Portugal é alocado a um ou mais professores, a quem chamamos de professores-mentores.

Os dois formarão um par de sucesso e construirão planos, estratégias e métodos para verem os alunos a melhorar os seus resultados e as suas competências pessoais. Se um pode fazer muito, imagine dois!

4. Faça parte de uma rede que partilha boas práticas

Os Mentores Teach For Portugal, fazendo parte de uma só equipa, atuam segundo os princípios da partilha de boas práticas, de forma a que todos usufruam de técnicas de sucesso, mesmo estando em escolas diferentes.

As escolas parceiras da Teach For Portugal serão convidadas para estarem juntas em vários momentos de formação e partilha.

A Teach For Portugal faz parte da rede internacional Teach For All, com mais de 30 anos de experiência, em 58 países, a aplicar este Programa nas escolas. Existem várias oportunidades de aprendizagem e recursos para as escolas parceiras.

Testemunhos das Escolas Parceiras

Quando se está há tantos anos numa escola com tantas problemáticas, carecemos, tantas vezes, de um empurrão para a frente, para a ambição, para o sonho que nos fez ser professores. E é aqui que entra a Teach for Portugal.

Ao ser diretora de turma de um grupo de jovens ausente de objetivos individuais ou sociais e que vive numa total incompreensão do objectivo da Escola na sua vida, temos de encontrar soluções capazes de responder ao principio básico da escolaridade - igualdade de oportunidades. E é isso mesmo que acontece - promoção de igualdade no meio de tanta desigualdade. Muitas vezes à distancia de um telefonema para o Mentor Tiago Lobo e oiço «Deixe-me tentar»; «Deixe-me ver o que posso fazer para ajudar».

Não há espaço para desistência, para fazer mais logo ou deixar para amanhã. Não se adiam oportunidades e mesmo perante a atitude fechada que muitos discentes exibem com rebeldia, este projeto está lá e bate à porta tantas as vezes necessárias.

Professora Carla Rêgo Pires Agrupamento de Escolas do Cerco
Client Image

Durante os dois primeiros períodos letivos convivi, numa base quase diária, com a Mentora Teresa Soares, em contexto de trabalho. Desde o início que reparei tratar-se de alguém com boas capacidades de organização e de realização. Devido a essa consideração propus-lhe participar na organização do concurso “Canelas Got Talent”, a realizar na Escola. Essa foi uma das atividades que planificamos.

Foi gratificante trabalhar com a Teresa. Mostra disponibilidade, sociabilidade, perspicácia, criatividade, conhecimentos vários como bom manuseamento e aplicação de novas tecnologias, capacidade de organização e concretiza aquilo a que se propõe, e mais ainda, de forma inteligente. Devido a estas novas circunstâncias (pandemia) o nosso trabalho, no projeto "Canelas Got Talent", ficou um pouco em suspenso. Agradeço a sua colaboração de forma sincera. Espero poder trabalhar com ela noutros projetos e aproveitar as suas aptidões.

Professora Paula Costa Agrupamento de Escolas de Canelas
Client Image

Quando a professora teve a ideia de irmos ao cinema, ficamos imparáveis de tanto entusiasmo, porque nunca tínhamos feito algo tão espetacular e excitante em turma.

Todo este tempo (pandemia Covid-19) foi bastante difícil, mas com a sua ajuda tudo foi melhor e mais fácil.

Agradecemos toda a ajuda, e por ter transformado as aulas de Educação Musical e Português cada vez melhor do que a aula anterior. Obrigada por ser tão boa amiga! Sempre que precisamos, a professora está presente para nos ouvir, para nos apoiar e para nos conduzir para o caminho certo! Resumindo, agradecemos tudo o que fez por nós.

Grupo de Alunos Agrupamento de Escolas de São Torcato
Client Image

A Mentora Catarina foi uma verdadeira injeção de energia e apoio. Ajudou-me a monitorizar o comportamento da turma e a criar novas estratégias de ensino aprendizagem. No final de cada aula fazíamos um balanço e sempre que necessário voltámos a redefinir novas formas de atuar. Foi muito bom, pois já estava esgotada.

A Catarina tem uma grande capacidade de descer ao nível concetual destes alunos, comunicando com eles numa linguagem acessível a esta faixa etária e conhecendo, inclusivamente, os seus os códigos linguísticos.

No contexto do Ensino à Distância, o trabalho desenvolvido por este elemento da Teach For Portugal continuou a ser uma mais valia, já que me ajudou a trabalhar na plataforma Classroom . Esteve atenta aos alunos que revelavam dificuldades de natureza variada, procurando ajudá-los, como tutora, em grupo ou /e individualmente.
 Foi muito gratificante poder contar com a sua ajuda.”

Professora Paula Gama Agrupamento de Escolas Júlio Dinis - Grijó
Client Image

Contactar a Teach For Portugal

Se quer esclarecer algumas dúvidas sobre o Programa e como pode ser aplicado na sua escola, preencha o formulário abaixo e a nossa equipa das Parcerias Públicas entrará em contacto consigo.

Também pode consultar as perguntas frequentes onde poderá encontrar respostas completas sobre todos os detalhes da Teach For Portugal e funcionamento do Programa de Desenvolvimento de Liderança.