Teach For Portugal

“Numa das sessões contamos a fábula ‘A cigarra e a formiga’, aproveitando para criar a cigarra em ‘origami’. Quando estava em contexto de sala de aula vi que uma aluna tinha a cigarra em origami em cima da sua mesa. Achei engraçado! Num dia de aulas presenciais, dirigi-me à aluna para lhe esclarecer uma dúvida, e ela disse-me que a cigarra estava em cima da mesa para a ajudar, tal como eu a ajudo.”

Mentora GAP: Ana Morgado

 

“No outro dia, estava em aula com uma professora que pediu para os alunos organizarem os seus dossiers. A Leonor é uma aluna que demonstra pouco interesse nas aulas, apesar de dizer que gosta de aprender. Muito rapidamente ela conseguiu organizar o seu dossier! Como ainda faltava algum tempo para a aula terminar, lancei-lhe o desafio de ir ajudar os seus colegas. A Leonor estava tão contente em disponibilizar o seu apoio que ficou na sala mesmo durante parte do intervalo.”

Mentora GAP: Inês Justo

 

“Esta semana, uma aluna confessou-me que tinha dito à mãe que precisava de acordar cedo porque era dia de Mentoria GAP na biblioteca. Esta aluna falta com muita frequência às aulas, mas ainda não deixou passar uma mentoria. Uma colega dela estava por perto, ouviu a nossa conversa e disse que quando a mãe a ia acordar em dia de mentoria, saltava da cama com um sorriso na cara 😊.”

Mentora GAP: Maria Alba

 

“Pedi a uma professora para fazer uma intervenção na aula, abrindo um momento de meditação. As crianças pediram para continuarmos com a atividade e a professora, nesse mesmo dia, veio ao meu encontro agradecer!”

Mentora GAP: Raquel Rodrigues

 

“Esta não é uma história feliz, mas também merece ser partilhada. Esta semana, um ex-aluno chamado Mauro faleceu. Para alguns dos meus alunos, este rapaz era como um irmão mais velho e talvez um dos poucos modelos que estes meninos admiravam aqui no bairro. Como os colegas não puderam ir ao funeral por não ser permitido sair da escola (apesar de o cemitério ser do outro lado da rua), trouxe-lhes rosas no dia seguinte e fomos juntos entregá-las.”

Mentora GAP: Inês Gomes

 

“Quadros brancos… Alguns dos momentos mais importantes da nossa vida são caracterizados pela oportunidade de podermos falar. Falar bem, sem medos. E assim têm sido os dias do Projeto GAP à distância: despertar para querer saber o que vai na mente de cada aluno.”

Mentora GAP Laura Sousa