Teach For Portugal

“Curiosa, de riso fácil e rodeada de pessoas” é assim que se descreve a Catarina Ferreira, ou Nina para quem conhece o seu jeito descontraído de ser e viver.

Não é por isso de estranhar que, com 27 anos, a sua formação conte já com contributos variados da área da Comunicação, Design e Psicologia.:bum: Dentro da sua curiosidade, ainda cabe o estudo da astrologia, “ainda que não defenda a sua validade, aprecio a complexidade do sistema e a utilidade que poderá ou não ter como ferramenta para autoconhecimento”. Por causa disso, utiliza com humor a expressão “é mercúrio retrógado!” para fazer-nos rir em dias confusos!

E a educação como surgiu no seu caminho? “Depois de ter voltado de uma experiência de voluntariado internacional, num campo escutista, percebi que estar envolvida na área social, e em especial na educação, não era algo que eu queria fazer apenas ao fim de semana, como escuteira, mas que queria que fizesse parte do meu trabalho.”

Cruzou-se, então, com a visão da Teach For Portugal e os astros alinharam-se. :brilhos:

Atualmente, é Mentora da Teach For Portugal no Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, em Grijó, onde colabora nas disciplinas de Matemática e Inglês. Desenvolve, também, atividades diversificadas com um propósito comum: melhorar as relações entre todos os atores da comunidade educativa.  :soco_direita::punho_para_a_esquerda:

Naturalmente otimista e inconformista, a aprendizagem que a Catarina leva para o futuro é clara e simples: “É tão mais possível mudar o mundo, quando se inspira os outros para a mudança e os envolve num processo co-criado. É possível e está a ser feito.” :foguete:

Como curiosidade sobre si revela-nos que a deixa feliz “apreciar o sentido estético das coisas, seja de objetos, natureza ou palavras”. As 8 horas de sono são sagradas para a Catarina, “sem isso, não funciono!”. O relógio é maior desafio pessoal, pois gosta sempre de tentar encaixar o máximo possível. No meio disso tudo confessa “sou tão desastrada que se torna cómico e por isso rio-me imenso de mim mesma!”.