Teach For Portugal

“Comecei a pensar no papel da educação quando percebi que a minha área só intervinha no ‘final da história’”.
Mas comecemos pelo princípio: esta é a Inês Sá Couto, mentora no último ano do Programa de Desenvolvimento de Liderança da Teach For Portugal. De raízes portuenses, estudou Direito, e é uma observadora nata “do mundo e das interações entre humanos. Sou fascinada por ver o que acontece quando as pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo.”
Apesar de se considerar ponderada e tranquila, confessa que se inquieta com injustiças, e foi por isso que quis perceber como atuar no “princípio da história”: na escola. “A educação é o fator de mudança e transformação por excelência porque é o único que intervém antes de qualquer caminho definitivo começar a ser traçado. Tenho uma profunda noção do meu privilégio e quis, de certa forma, devolver”.
Candidatou-se à Teach For Portugal e está há 2 anos letivos na Escola Básica e Secundária do Cerco, apoiando nas disciplinas de Português, Inglês e Cidadania.
Até agora, o fruto da sua aprendizagem tem disso ver o impacto das expetativas que colocamos nos alunos, “as pessoas (especialmente crianças) respondem na medida daquilo que delas é esperado”. Além disso, confirma que “a colaboração e a humildade na educação são as armas mais transformadoras. Que a mudança exige tempo e resiliência.”
A otimista Inês (até com o tempo, pois acha sempre que vai dar para tudo!), vê o futuro cheio desta “vontade de continuar”. Talvez o seu segredo seja andar sempre “à caça de minutos de pausa para uma power nap”!