Teach For Portugal

Durante o 1º Período, numa turma de PIEF de 9º ano, uma vez por semana trabalhamos aspetos de literacia financeira e empreendedorismo. Começamos por discutir e definir objetivos de venda, tipo de negócio, produtos a vender, os conceitos de literacia financeira (ex: investimento) margens de lucro e metas.

No meio de uma das primeiras aulas, enquanto fazíamos um brainstorming do que poderíamos vir a vender, eu referi ter muitos livros em casa que me deram e que iria doar à biblioteca da escola.

– “E porque não vendemos os livros, Tiago?” – perguntou um dos alunos.

“E porque não?”, pensei eu. Assim começou a nosso negócio, que denominaram “Droga da Boa” (matamos o vício de leitura), consistindo na divulgação e venda de livros on-line através da rede social Instagram (@droga_daboa9h).

Mas isto foi apenas o que se viu à superfície! O produto dos nossos desenvolvimentos e co-construções em aula foi o trabalho de pesquisa de informações sobre os livros a vender, da construção e definição dos preços, de identificação do público-alvo, exercícios individuais de preparação para a venda, estabelecimento de metas para a “empresa”, criação da página de Instagram, gestão de redes sociais e discussão de estratégias de marketing, distribuição de tarefas, fotografar os livros, criar publicações, organizar os livros por géneros, etc.

Foram os alunos que foram definindo os livros a vender e em que ordem, promovendo a página, contactando e respondendo aos clientes e combinando os pagamentos. A turma decidiu que se chegássemos ao objetivo final de venda de turma, iriam atribuir o dinheiro a um colega que tem o sonho de ser barbeiro, para o poder ajudar nessa jornada.

E sim… para vendermos os livros, tivemos de “acidentalmente” ler um pouquinho dos mesmos (quase sem saber que estávamos a ler), para conhecer os nossos produtos. Os alunos leram sem saber que estavam a ler, o que foi notável tendo em conta a sua forte resistência à leitura de livros!

Foi assim que a literacia financeira se cruzou com a literacia das literacias! Ler para gerar dinheiro, falar de dinheiro para ler…

 

Autor: Tiago Lobo – Mentor no 2.º ano do Programa de Desenvolvimento de Liderança

Agradecemos aos alunos da Literacia Financeira – 9ºH PIEF