Teach For Portugal

“Muito sonhadora e apaixonada pela vida” é assim que se descreve a mentora Catarina Amorim. Nesta intensidade gosta de ver beleza nos momentos mais simples, e coloca muita energia e entusiasmo em novas experiências. Gosta de conhecer pessoas e perceber, também, o que as move e as apaixona!

Neste interesse em conhecer, adora sotaques e maneirismos! “Gosto de aprender diferentes sotaques e acho super divertido imitar pessoas que tenham formas muito características de falar (com todo o respeito, claro!)”

Através da Matemática, Ciências Naturais e Clube de Música, a Catarina chega aos alunos da Escola Básica de São Torcato através do Programa de Desenvolvimento de Liderança da Teach For Portugal. Para além disso, está dedicada ao seu projeto comunitário (partilhado com a mentora Francisca) “Vozes em Volta do Vale” que pretende dar a conhecer histórias de vida dos membros da comunidade onde estão.

Porque se quis juntar à Teach For Portugal? “Acredito que as crianças e os jovens de hoje terão um papel muito importante na construção de um amanhã melhor. Senti que queria muito fazer parte e trabalhar com pessoas que estão inconformadas e motivadas a combater a desigualdade educativa em Portugal. Quis trabalhar diretamente com os alunos, conhecer os seus contextos e ser aquele “alguém” que, ao acreditar deles, fez com que eles acreditassem no próprio potencial e seguissem os seus sonhos”.

As aprendizagens destes 2 anos são muitas. Para além do seu autoconhecimento, aprimorou o conceito de “gestão”: gestão de tempo, de energia e da tão precisa resiliência! No terreno “aprendi o quão importante é incluir os outros na criação e desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas persistentes. Aprendi a ver muito além do óbvio e a entender melhor o contexto de cada pessoa de modo a poder perceber quais são realmente as suas necessidades”.

Para o futuro “levo o inconformismo e o compromisso para com a mudança, que foi exponencialmente amplificado durante estes dois anos.

Levo tudo o que aprendi com estas pessoas incríveis e tão interessantes que são os alunos e com a comunidade de são Torcato que me recebeu tão bem. Levo memórias maravilhosas de todos os momentos que me fizeram sentir tão agradecida por poder fazer parte deste projeto. Levo também os dias difíceis, que me ajudaram a ser mais resiliente e comprometida”.