Teach For Portugal

“Esta semana, mais do que um aluno me disse que pensou a semana inteira nas nossas mentorias. Adoram e estão sempre ansiosos por voltar! :)”

Mentor GAP: Jorge Pessoa, Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo

 

“Uma aluna com quem já estabeleci uma forte ligação, contactou-me e descreveu-me um programa que seria excelente para explorarmos nas mentorias, por incluir participantes de diferentes nacionalidades. Super feliz com a oportunidade de aprender mais sobre outras culturas, esta aluna descreveu-me a mentoria como o sítio perfeito para aprender mais, e sobre coisas diferentes.

Mentora GAP: Maria Alba, Escolas da Mãe d’Água, Amadora

 

“A Maria (nome fictício) está no 4.º ano e é uma aluna com bastantes dificuldades ao nível da leitura e, por consequência, tem dificuldades nas outras disciplinas. Na resolução de uma ficha de trabalho de matemática durante a aula, pediu-me ajuda num dos exercícios sobre ângulos. Desta vez, ao contrário de relembrar-lhe a matéria, perguntei-lhe o que é que ela podia fazer para encontrar a solução para o problema dela. Rapidamente pegou no manual e começou a desfolhá-lo página a página, pelo que decidi aproveitar para lhe ensinar como se usa o índice. Assim que se apercebeu o quão fácil é encontrar informação e assim resolver o exercício, surgiu um brilho nos olhos dela. Até me pediu se podia fazer os exercícios da página do manual sobre os ângulos!

Mentora GAP: Inês Justo, Escolas do Catujal, Unhos, Loures

 

“O João (nome fictício) tem imensa dificuldade na leitura. O comportamento dele é, muitas vezes, desafiante e nunca quer participar nas mentorias. Porém, durante esta semana, veio a correr na minha direção, de braços abertos, gritando “Raquel, já sei ler!”. Mal cheguei à aula, agarrou num texto e leu em voz alta, por sua iniciativa, cinco vezes. Comentou, antes de sairmos para o almoço, que as outras crianças que ainda não sabem ler deveriam ir à mentoria, pois, agora, já as podia ajudar. A nossa relação mudou. Possivelmente, o seu comportamento mais agressivo vem, em parte, da sua insegurança. A aprendizagem da leitura deu-lhe confiança!”

Mentora GAP: Raquel Rodrigues, Escolas de Borba

 

“Durante o recreio um dos alunos disse-me “vamos ter saudades da mentora quando não estiver cá para o ano! Porque é uma pessoa divertida e que está sempre aqui connosco!”

Mentora GAP: Alcina Sousa, Escolas de Celorico da Beira