Teach For Portugal

“Tenho ataques de riso quando estou nervosa e não consigo falar!”

Esta é a Benedita Pereira, natural do Porto, licenciada em Serviço Social e a tirar o mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social. De coração sensível, a Benedita doa a sua disponibilidade aos outros e podemos sempre contar com a sua atenção aos detalhes.

Foi possivelmente esta atenção aos outros que a fez virar para a área social: “Inconformada com a injustiça social, enquanto pessoa e profissional, sinto que tenho a responsabilidade de contribuir para a diminuição das desigualdades sociais.”

Já a sua relação com a Teach For Portugal diz que foi amor à primeira vista. “Senti-me muito alinhada com os seus valores e missão, e vi a oportunidade de estar no terreno a fazer o que me move. Candidatei-me e comecei a viver um sonho.”

Hoje está a terminar o 2.º ano do Programa de Desenvolvimento de Liderança na Escola Básica e Secundária de Canelas, colaborando na disciplina de Matemática, e em mais uns quantos projetos, como “os Padrinhos” e o “Eu e Tu igual a Nós” que pretende estimular a cooperação entre alunos, melhorar o sucesso escolar, inclusão e bem-estar. A Benedita acredita que “na Escola – em colaboração e em contacto com os diferentes meios em que as crianças e jovens se inserem -, podemos fazer um importante e necessário trabalho de intervenção e prevenção”.

Das mais importantes aprendizagens que tem no Programa destaca o renovar do seu propósito e sentido de missão, melhoria da assertividade na comunicação, gestão de conflitos e autoconfiança. Para além disso, ganhou uma maior atenção às necessidades menos óbvias e como gerir um planeamento a pensar em todos.

O compromisso para o futuro? “Dar sempre o meu melhor, não desistir e aprender com as falhas, e a consciência de que nem tudo depende de mim e está tudo bem.”