Teach For Portugal

Depois de os Mentores completarem o Programa de Desenvolvimento de Liderança, está na hora de irem espalhar magia!

Após os 2 anos no Programa, queremos que estas pessoas continuem a mudança sistémica na Educação e a eliminação das as desigualdades educativas, mas agora através de outro desafio profissional que escolherão prosseguir. Não estão sozinhos! Pertencem à rede Alumni internacional – Teach For All – e nacional, onde encontram inspiração e apoio para continuarem a sua carreira de impacto. Na rede de mais de 60 países que têm o modelo do Programa de Desenvolvimento de Liderança a decorrer, ser alumni é como ser da família.

Consideramos que há 3 áreas que mais influenciam a mudança sistémica na educação: Inovação Social; Política pública e influência da opinião; e Ensino e Educação. Queremos mostrar-te o que os Alumni da Teach For Portugal e de outros países da rede estão a fazer em cada uma das áreas. São elas:

1. Inovação Social

Ricardo Vieira | Alumni Teach For Portugal, fundador e CEO do MentorART

Ricardo VieiraPorque nem todas as crianças e jovens têm as mesmas oportunidades, na reta final do Programa de Desenvolvimento de Liderança da Teach For Portugal, o Ricardo Vieira criou o programa MentorART. O Programa está a ser implementado em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e consiste numa adaptação contextualizada de um dos maiores programas mundiais de mentoria – Perach – e quer contribuir para suplantar o problema sistémico das desigualdades educativas.

atuação está centrada na criação de uma rede interdisciplinar de mentores voluntários universitários que apoiam, inspiram e capacitam alunos de meios vulneráveis. Os mentores têm sessões bissemanais com os seus mentorados que, para além de servirem de modelo de conduta, proporcionam um apoio criativo, personalizado e consistente, em dimensões essenciais da vida de cada criança ou jovem no seu desenvolvimento integral.

O exemplo de Tomás Despouy e Agustina Faustín

Tomás Despouy é Alumni do Enseña Chile e CEO do Panal Chile. Agustina Faustín é Alumni do Enseña por Argentina e Co-fundadora e Diretora do LIDER.AR.
PANAL e LIDER.AR são dois projetos fundados e disseminados na América do Sul por Alumni da rede Teach For All com a inspiração que trouxeram do Programa: todas as crianças e jovens têm a capacidade de mudança dentro de si.

Quim Sabriá | Alumni Empieza Por Educar e fundador e CEO da EdPuzzle


Quim Sabrià, é alumni da organização parceira da Teach for All, a Empieza por Educar, e um dos empreendedores mais reconhecidos na área da educação. A sua startup EdPuzzle, projeto que nasceu após o programa, criou uma ferramenta já usada por mais de 2 milhões de pessoas em mais de 160 países.

Outros exemplos de alumni com carreiras de impacto na inovação:

 

2. Política Pública e influência da opinião pública

Maja Lasic | Alumni Teach First Alemanha e Membro do Parlamento em Berlin

Através da sua experiência no Programa, Maja sabe exatamente quais são as necessidades das escolas de contextos socioeconómicos desfavorecidos em Berlin. Hoje como representante de um partido político e responsável por todos os assuntos educativos, trabalha para: modernizar e trazer a possibilidade de especialização científica a várias escolas e preparar escolas e formação de professores para os 86.000 alunos que terão daqui a 7 anos, com uma especialização especial para trabalharem em contextos vulneráveis.

Outro exemplo de alumni da rede Teach For All com carreira de impacto na política pública é Sandra Fomotskin, Alumni Noored Kooli e atual analista chefe no Ministério da Educação e Investigação na Estónia.

3. Ensino e Educação

Soumya Jain | Alumni Teach For India, Fundadora e CEO iTeach Schools

Soumya Jain é Alumni Teach For India e fundou a iTeach Schools devido à falta de escolas públicas e gratuitas a partir de certo ano escolar na Índia. Com estas escolas, permite oferecer uma educação gratuita e de qualidade a centenas de alunos.

Outro exemplo de alumni da rede Teach For All com carreira de impacto na educação é Stefan Steinberger, Alumni Teach For Austria e Fundador do New Austrian Coding School.