Teach For Portugal

Acaba de ser lançada a publicação inaugural da nova coleção do Observatório das Comunidades Ciganas – Alto Comissariado para as Migrações: “Projeto e Práticas de Inovação Social.

livro Projeto e Práticas de Inovação Social Tiago Lobo dos Santos

O livro é da autoria de Tiago Lobo-Dos-Santos, Licínio Fernandes e Benedita Ayres Pereira. Tiago e Benedita são alumni Teach For Portugal (Mentores TFP em 2019-2021). Licínio Fernandes é mediador intercultural e trabalhou em parceria com o Tiago na conceção e implementação do projeto “Um Cerco Educativo-Alternativo” (1-CEA). Este projeto foi co-fundado por Tiago Lobo-Dos-Santos e Licínio Fernandes em Outubro de 2019 e desenvolvido durante os dois anos do programa Teach For Portugal dos ex-mentores. O sucesso na promoção da frequência escolar em comunidades desfavorecidas e segregadas levou à vontade de fazer disseminar a metodologia inovadora de 1-CEA: daí nasceu este livro que foi submetido a concurso de publicação e revisão de pares, sendo eleito para publicação a nível nacional.

O livro aborda em pormenor a implementação e avaliação do projeto “Um Cerco Educativo-Alternativo” (1-CEA). Este projeto utilizou a metodologia de trabalho educativo de rua (social street work), enquadrada no âmbito da prevenção desenvolvimental e comunitária em criminologia e ciências da educação, para intervir sobre o absentismo escolar e promover a interculturalidade na escola, trabalhando, sobretudo, com crianças e jovens ciganos.

Este handbook escrito pela equipa do projeto “Um Cerco Educativo-Alternativo” sistematiza o conteúdo do projeto; relata as suas principais experiências; e divulga as principais metodologias e resultados com vista à replicação do modelo em realidade similar.

Como projeto de trabalho educativo de rua, criou as alternativas de ação educativa “extra-muros” escolares, indo diretamente ao encontro dos alunos e famílias nos seus próprios contextos de socialização com o intuito de (re)conectá-los à escola através de uma presença comunitária de intensa proximidade, na qual a rua se tornou um espaço privilegiado de aprendizagens, reinvenção dos laços sociais e das relações aluno-família-escola.

Atualmente, o projeto procura vias para assegurar a sua continuidade no terreno, procurando investidores sociais e potenciais parceiros.

Organização promotora: Teach For Portugal
Parceiros: AE CERCO; Espaço T; Cercar-te E7G & Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais da C.M. Porto; Street Work Training Institute


Em Outubro de 2021, Tiago Lobo dos Santos esteve presente na Comissão Europeia como coordenador da rede portuguesa da Dynamo International – Street Workers Network, na qual a rede apresentou recomendações de política pública no âmbito da melhoria da situação educativa e social das populações desfavorecidas e por vezes marginalizadas.

“Foi nos tópicos de Escola e Educação; Trabalho Socioeducativo de Rua; Discriminação; e Política de Habitação que trouxe para a discussão e grupos de trabalho a minha experiência na Teach For Portugal e o conhecimento das comunidades do Cerco do Porto através do projeto ‘Um Cerco Educativo Alternativo’.” Tiago Lobo-Dos-Santos