Teach For Portugal

Vídeo do testemunho da Mentora da 1ª Geração Joana Caldas:

“O código postal de origem de uma criança não pode determinar o seu futuro.

Ter feito parte do Programa de Desenvolvimento de Liderança como Mentora da 1ª geração da Teach For Portugal – e beber as aprendizagens da rede Teach For All – transformou o meu olhar sobre a educação. Vincou a certeza de que é preciso fazer mais e diferente. De que é urgente encher as escolas de inspiração, motivação e vontade.

Esta aventura tornou-me mais resiliente e, também, mais convicta, mais inconformista. Mostrou-me que há infinitas possibilidades e opções quando queremos fazer o melhor.

O caminho da transformação social é extremamente complexo. Todos são peças fundamentais – e esta experiência tornou este ponto claríssimo. É, então, imprescindível contagiar – de ânimo, propósito, escolhas – todos para que, assim, possamos construir coletivamente um lugar mais justo para todas as crianças.

Conhecer o sistema, e todas as suas múltiplas e intrincadas variáveis, significou compreender que há potencial em todos os contextos, em todos os atores do sistema – alunos, famílias, professores, funcionários, comunidade – e que esse precioso potencial precisa ser cultivado. 

A responsabilidade é efetivamente enorme e estou consciente disso. É preciso fazer diariamente o melhor possível, sabendo que esta é uma viagem de constante reconstrução e aprendizagem. Não há um ponto de chegada, onde permanecer confortável, porque há tanto por e para fazer.

Para mim, impactar a educação para eliminar as desigualdades de oportunidades é um caminho sem retorno.

 

Joana Caldas,
Mentora da 1ªGeração Teach For Portugal
nos anos letivos 2019/2021 no Agrupamento de Escolas de S.Pedro da Cova, Gondomar
Atualmente Alumni Teach For Portugal

 


Nesta Giving Tuesday, dia 30 de Novembro, contribui para eliminar as desigualdades educativas.
Sabe como aqui.