Teach For Portugal

Todas as semanas perguntamos aos Mentores GAP se têm histórias para partilhar, e todas as semanas sorrimos com as suas partilhas, às vezes são episódios com os alunos, outras vezes momentos com encarregados de educação, às vezes apenas uma atitude ou comentário de uma criança. Tudo o que faz o/a Mentor/a GAP sorrir e o motiva a fazer o seu trabalho dia após dia…

 

“Ir a casa dum pai solteiro, desempregado e que nem a password para ligar o computador sabia colocar, conectar as crianças, ver a sua alegria a reverem os amigos e a quererem participar na aula! E no final ouvir o pai a agradecer dizendo: “nunca mais me vou esquecer do que fizeste por nós e vou fazer um arranjo floral mais bonito do que alguma vez viste” (Antes da pandemia, era dono de um quiosque de flores!). Queria oferecer-me com o mais genuíno amor aquilo que de melhor e mais bonito sabia fazer! Só assim faz sentido!”

Mentora GAP: Joana Mouta

 

“Na última sessão da semana, consegui ouvir uma voz de fundo de uma irmã de uma das minhas alunas a comentar “Quem me dera ter um professor tão fixe como o teu!””

Mentor GAP: João Ramalho

 

“Uma mensagem de uma mãe: Boa noite mentora Raquel 🙂 Peço desculpa pela hora! Mas não poderia deixar de agradecer todo o apoio prestado à Maria em tempo tão complicado e à distância. Obrigado por tudo❤ Um beijinho grande aqui de casa😘😘😘”

Mentora GAP: Raquel Rodrigues

 

“Um momento fascinante foi, sem dúvida, quando vários elementos da família de uma aluna se ofereceram para a ajudar a abrir o Teams no computador. A professora costuma ter muita dificuldade em contactar esta aluna, mas depois de um esforço grande de várias partes, a aluna participou na mentoria síncrona. No decorrer da mesma, dei pelos familiares a olharem para o computador, participando discretamente no jogo que preparei para as alunas. Foi um momento especial – vi nestas pessoas uma vontade de aprender, em conjunto com a aluna. Estavam intrigadas com o método de aprendizagem e, mais ainda, com a sua própria vontade de aprender: a mãe desta aluna é analfabeta e o jogo tinha como objetivo associar letras a figuras cujo nome começa com essas letras.”

Mentora GAP: Maria Alba

 

“Ao fim de inúmeras tentativas, o Afonso, que é autista e não tinha ainda respondido aos meus “bons-dias” finalmente estabeleceu contacto, após lhe ter pedido que me relembrasse a História de um rei de Portugal, D. (também) Afonso Henriques :-)”

Mentora GAP: Inês Gomes

 

“Não é bem uma história mas antes um comentário de uma aluna que me deixou muito feliz: “Mentora, obrigada por estar aqui e ser diferente…””

Mentora GAP: Hannelore Loureiro

 

“A Sandra é a única menina da turma que tinha aulas síncronas na escola. Por isso, durante um dia inteiro, das 9h00 às 17h00, ficava sozinha numa sala. Convidei-a para vir passar a tarde de sexta-feira a minha casa. Estava tão feliz, que toda a escola já sabia. Pintámos, fotografámos e dançámos juntas. Não queria ir embora…”

Mentora GAP: Raquel Rodrigues