Teach For Portugal

Todas as semanas perguntamos aos Mentores GAP se têm histórias para partilhar, e todas as semanas sorrimos com as suas partilhas, às vezes são episódios com os alunos, outras vezes momentos com encarregados de educação. Às vezes apenas uma atitude ou comentário de uma criança. Tudo o que faz o/a Mentor/a GAP sorrir e o motiva a fazer o seu trabalho dia após dia!

“O aluno ‘Edgar’, mais calado e sossegado que os outros, deixou de comparecer às mentorias. Contactei com a mãe que me disse que o aluno precisaria de outro tipo de acompanhamento e entre as duas arranjámos uma estratégia. Começámos as mentorias individuais a treinar a leitura expressiva (voz grossa, voz fina, ler devagar, ler a cantar) e o aluno adorou! A mãe diz que já anda a ler por casa e nota-se um novo ânimo nele :)”

Mentora GAP: Joana Pimentel

 

“Costumo fazer caminhadas logo pela manhã (7h) e ouvi chamar por mim: era uma aluna de mentoria a perguntar para onde caminhava tão cedo e se me podia acompanhar. Embora com alguma distância, acompanhou-me e foi falando da vida dela, que não é facil. Fiquei muito feliz por confiar em mim.”

Mentora GAP: Hannelore Loureiro

 

“Como tenho estado na escola, tenho acompanhado alunos do 3.º ano (não fazem parte da minha lista), e numa sessão de apoio ao estudo estes alunos queriam fazer um jogo. Debatemos como é que um jogo nos pode ajudar na matéria da escola, e também conseguir argumentos para “convencer” os professores a dinamizar jogos. Pediram para adaptar o jogo das escadas e das serpentes, que se encontra pintado no chão do recreio da escola, em algo mais pedagógico, onde em cada casa havia um desafio (matemática, estudo do meio e português). Com o ensino presencial irei procurá-los para saber se eles querem continuar com o nosso mini projeto.”

Mentora GAP: Ana Morgado

 

A motivação existe quando “uma criança que, mesmo tendo sido operada a uma hérnia umbilical, quis fazer parte das sessões.”

Mentora GAP: Joana Mouta

 

“A ‘Daniela’ recebeu o postal do Dia da Mulher e ficou, segundo o relato da mãe, toda contente porque: “Nunca ninguém da escola se lembrara de mandar-lhe nada mesmo só para ela”, frisou, “como este postal da Teach For Portugal que recebeu no e-mail que é mesmo só dela” – foi a primeira vez que recebeu também algo alusivo ao Dia Internacional da Mulher e isso fê-la sentir-se especial (^_^)”

Mentora GAP: Inês Gomes

 

“Um menino disse-me que a internet não ajuda nas aulas com muitos alunos. Não ouve nem percebe a maior parte do que a professora diz. Nas sessões GAP estamos só os dois e pode responder às questões, partilhar momentos do dia a dia e a internet não fica tão lenta.”

Mentora GAP: Patrícia Pinto