Teach For Portugal

Professora Eunice ensina alunos a andarem de bicicleta

“Há algum tempo atrás, sentada ainda numa sala de aula enquanto aluna do Mestrado em Ensino de Filosofia, solicitaram-me, no âmbito de uma disciplina de Ética e Educação, que fizesse uma viagem ao passado. Pediram-me que pensasse naquele que era, para mim, o melhor professor com o qual já me tinha cruzado. Elaborei uma lista das suas características. Ao partilhar com os meus colegas de curso o que tinha escrito, percebi que um PROFESSOR (sim, com letra maiúscula) é aquele que deixa nos seus alunos uma impressão inabalável pelo exemplo de pessoa que é.

Hoje, como Mentora Teach For Portugal, colaboro em sala de aula com uma professora de matemática, que é também diretora de turma. O seu nome é Eunice Serra. Sei, por diversas razões, que a professora Eunice é um desses PROFESSORES.

Uma dessas razões é a sua atenção às necessidades dos seus alunos. Essa atenção foi especialmente visível quando, ao descobrir que alguns não sabiam andar de bicicleta, rapidamente mobilizou meios, ferramentas e pessoas para possibilitar mais uma aprendizagem. Com ela, e com o seu pensamento, cuidado e impulso, os alunos desenvolveram competências para lá das académicas.

Deste caminho que percorrem juntos, nasceu um projeto no qual os alunos são escutados. Um projeto que tem vindo a ser desenvolvido a partir do encontro das suas ideias com as ideias dos seus alunos. Um projeto que transformou numa realidade os sonhos de outrora.

São nestes singelos exemplos, que vejo e admiro o quão dedicada a professora Eunice é à educação. Aprecio muito o equilíbrio que a professora Eunice mostra ter entre a exigência e a flexibilidade, e a sua postura de eterna aprendiz.

Tenho a certeza que, mesmo após anos de estes alunos terem deixado estas salas de aula, será recordada por muitos como um exemplo e inspiração!”

Autora: Vanessa Almeida
Mentora Teach For Portugal da 3ª Geração, no Agrupamento de Escolas Júlio Dinis – Grijó