Teach For Portugal

No final de cada ano pedimos aos professores que connosco colaboram para avaliarem a parceria com a Teach For Portugal e que partilhem o seu testemunho. O objetivo é que possamos identificar pontos de melhoria e pontos fortes para podermos potenciar o impacto do Programa de Desenvolvimento de Liderança e a colaboração dos mentores com professores, escola e comunidade educativa.

“Contar com um Mentor TFP como parceiro nas minhas aulas ao longo destes 2 últimos anos letivos foi das melhores experiências que tive na minha carreira de mais de 30 anos como professora. Pela sua atitude colaborativa, pela empatia que criou com os alunos, pelo seu sorriso, jovialidade, e disponibilidade para ajudar a ultrapassar as dificuldades, só posso estar grata por estes tempos de partilha que me deixarão saudades. Dividir com o mentor os problemas diários tornou esses problemas mais leves e partilhar com ela os sucessos tornou-os mais saborosos. Isso é colaboração.”
Professor(a) do Agrupamento de Escolas do Cerco, Porto

“A Mentora TFP conseguiu cativar os alunos de forma impressionante e motivá-los de forma espetacular. Ao longo do ano verifiquei como os alunos evoluíram o seu empenho, graças ao esforço e influência da mentora. Enquanto Diretor de Turma deste grupo sinto-me honrado por ter vivido esta experiência.

Enquanto professor, aprendi muito com a Mentora e recuperei algumas qualidades que com o passar do tempo haviam esmorecido. Conseguiu contagiar-me de forma espantosa e inacreditável a melhorar a minha prática docente a níveis que julgava impossíveis.”
Professor(a) do Agrupamento de Escolas do Cerco, Porto

 

Fazer parte do Programa da Teach For Portugal foi das melhoras experiências que vivi nestes dois últimos anos. A disponibilidade da Joana (mentora), a abertura e a partilha foram uma mais valia para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. Relativamente aos alunos, foram os mais beneficiados neste processo todo. O seu acompanhamento, quer a nível académico quer a nível pessoal foram uma constante, por parte da Mentora. Um projeto que recomendo a qualquer escola/diretor que acredite numa mudança efetiva no ensino.”
Professor(a) do Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova, Gondomar

 

“Apesar de a componente pedagógica estar à minha responsabilidade, a Mentora Inês tem um papel muito significativo na formação pessoal e humana dos alunos. O seu desempenho em sala de aula é excelente, em prol do sucesso escolar dos alunos, seja no acompanhamento mais individual, seja no planeamento e implementação conjunta de atividades diversificadas em sala de aula. Para mim, ter 4 olhos e 4 ouvidos em sala de aula é duplicar a possibilidade de nada nos escapar no processo de ensino aprendizagem e desse modo podermos promover momentos de ensino-aprendizagem mais focados, mais individualizados, mais inclusivos.”
Professor(a) do Agrupamento de Escolas do Cerco, Porto

 

“Durante o ensino à distancia a Inês foi um elemento fundamental quer no contacto contínuo com todos os alunos, quer no sentido de arranjar meios para as minhas turmas. Conseguiu arranjar 4 tablets e um router, para 4 dos alunos que não conseguiam estar on. É o 2º ano que participo como professora-mentora e muito me agradaria que no próximo ano pudesse estar numa escola com este projeto.
Professor(a) do Agrupamento de Escolas do Cerco, Porto

 

Estou extremamente grato por ter participado como professor-mentor no programa Teach for Portugal. O mentor Ricardo Vieira realizou um magnífico trabalho e comprometeu-se verdadeiramente com a estratégia e visão do Agrupamento de Santa Bárbara – Fânzeres. Gostaria de salientar que o mentor revelou sempre grande compromisso, disponibilidade e capacidade de relacionamento e de comunicação. Desejo à Teach for Portugal as maiores felicidades profissionais. Um grande bem haja a todos! Apoio de forma incondicional a continuação deste projeto no meu agrupamento.
Professor(a) do Agrupamento de Escolas de S. Fânzeres, Gondomar

 

A minha participação no Programa evoluiu desde um momento inicial de alguma resistência até uma confirmada e absoluta satisfação. Foi uma experiência muito interessante com grande impacto nas minhas práticas. Como Diretor de Turma e sobretudo enquanto professor da disciplina de Cidadania, relevo a excelência do trabalho desenvolvido pela mentora, que se traduziu de forma evidente em favor da motivação e desenvolvimento dos alunos.
Professor(a) do Agrupamento de Escolas de Lousada

 

“Para quem, como eu, desconhecia a existência da Teach for Portugal, foi um misto de expectativa inicial, crescente curiosidade e definitivo agrado. Destaco, por um lado, a capacidade de adaptação da Mentora TFP à estrutura e funcionamento da escola; uma forte atitude de proatividade na antecipação de temas, propostas de trabalho e aplicação de materiais de apoio às aulas bem como a disponibilidade no apoio aos alunos para além do horário letivo; a capacidade de criar uma relação de proximidade e empatia com os alunos, valorizando as suas observações e desafiando-os a novas questões e interesses. Por outro lado, registo a abrangente cultura geral e conhecimento fundamentado em diferentes domínios como a ciência, as artes o desenvolvimento pessoal ou a atualidade social e política, permitindo-lhe enquadrar e adequar a exploração dos temas à diversidade de níveis de conhecimento, dúvidas e motivação dos alunos.”
Professor(a) do Agrupamento de Escolas de Lousada

 

“Foram aulas divertidas e ao mesmo tempo de aprendizagem.
Os alunos evoluíram como nunca. Foram dois anos inesquecíveis.”

Professor(a) do Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato, Guimarães