Teach For Portugal

evento Educação Para Todos

Evento: Educação Para Todos

1º evento de divulgação dos resultados de impacto dos 3 anos da Teach For Portugal
2019/2020 – 2020/2021 – 2021/2022
O 1º evento de divulgação dos resultados de impacto dos 3 anos letivos da Teach For Portugal nas escolas aconteceu dia 29 de Novembro 2022, no Centro de Caparide, nas instalações da Câmara Municipal de Cascais.
O evento começou com um discurso de boas-vindas do Presidente da Direção da Teach For Portugal, Miguel Moreira Rato, e seguiu-se o momento “As oportunidades são para todos?” liderado pela co-fundadora e Diretora do Programa, Maria Azevedo, que demonstrou através de dados e histórias reais o retrato das desigualdades educativas em Portugal.
Inês Sá Couto, gestora de parcerias públicas da Teach For Portugal, moderou uma conversa entre Alexandre Homem Cristo – analista de política educativa – e Pedro Cunha – Diretor do Programa Gulbenkian Conhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian – sobre o estado atual da educação e suas desigualdades, comparativamente com o passado português e com o atual panorama na OCDE, onde se destacou o positivo progresso feito nas ultimas décadas em Portugal, mas o longo caminho a percorrer quando comparado com a atualidade internacional.
evento educação para todos

Para apresentar os resultados de impacto dos últimos 3 anos, Pedro Almeida, co-fundador e Diretor Geral da da Teach For Portugal, convidou o vereador da educação do Município de Cascais, Frederico Pinho de Almeida, a professora de português Antónia Ramos e Marta Cordeiro e Cunha – Head of Brand, Communication & Corporate Social Responsibility da SONAE – a juntarem-se a si e comentarem os resultados apurados.

O evento encerrou com os Mentores Francisco Cardoso da Costa e Inês Justino, contando através da sua história pessoal, como é que duas pessoas de contextos tão distintos convergem numa convicção: o contexto socioeconómico de uma criança não deve ditar as oportunidades que esta tem na vida.


Conheça os resultados:

Avaliação de Impacto

A Teach For Portugal baseia as suas decisões em dados e por isso analisamos o nosso impacto ao longo dos 3 anos letivos em que estamos nas escolas, desde 2019 / 2020. Ao longo destes 3 anos, fomos ajustado a estratégia consoante os pontos fortes e os pontos a melhorar identificados.

Medimos o impacto a 4 níveis: nos alunos (focando no desenvolvimento de competências e resultados académicos); nos Mentores, analisando o seu desenvolvimento de liderança, a sua motivação e compromisso para eliminar as desigualdades educativas; na comunidade educativa; e ainda o impacto nos professores com a ambição de a longo prazo gerarmos impacto no sistema educativo.

Crescimento da Teach For Portugal

Em 2019 começámos com 17 Mentores em 11 escolas no Norte, impactando 1700 alunos. Hoje contamos com 46 Mentores em 31 escolas de 23 municípios de norte a sul do país a acompanharem mais de 6000 alunos. Contamos com uma rede de 31 alumni, sendo já 77 os mentores a passar ou que já passaram pelo Programa da Teach For Portugal. Estes Mentores são profissionais promissores, de várias áreas, que trabalham a tempo inteiro, dedicados à escola, durante 2 anos letivos. São remunerados pela Teach For Portugal, através do investimento de cerca de 50 financiadores públicos e privados como municípios, empresas, fundações, fundos comunitários ou contributos de indivíduos. Esta é uma mobilização da sociedade civil no sentido de coletivamente eliminarmos as desigualdades educativas e este crescimento contínuo e sustentado ao longo do tempo só é possível graças a estas entidades que se envolvem.

Impacto nos Alunos

A colaboração Teach For Portugal, entre Mentor e professor, permitiu uma redução das negativas consistentemente superior a 30% nas turmas acompanhadas, comparativamente às turmas sem esta colaboração. Esta diferença e a sua consistência é espantosa, porque não aconteceu apenas nos anos de pandemia, mas nos 3 anos em que estamos no terreno. Significa que este trabalho de colaboração está efectivamente a produzir efeitos nos resultados académicos destes alunos de contextos difíceis, seja no 2º ou no 3º ciclo.
mentor com aluno
Mas não ficamos por aqui. Outra coisa que também percebemos, foi que o impacto não era apenas na redução das negativas mas também na subida das médias. Do 5º para o 6º ano, a colaboração Teach For Portugal mais do que duplicou a subida das médias. Inclusive neste último ano 21/22, já sem confinamentos, e em que a tendência geral foi de descida de médias, a colaboração da Teach For Portugal conseguiu que as turmas acompanhadas, mesmo assim, conseguissem subir a média do 5º para o 6º ano.
Em média nos 3 anos, 96% dos alunos diz o mentor o motiva a dar o seu melhor, significa que o mentor o incentiva não apenas a dar o suficiente mas a superar-se, revela uma mentalidade de crescimento e melhoria contínua. 93% dos alunos consideram que as suas ideias e opiniões são valorizadas pelos mentores e que estes os incentivam a partilhar o que pensam. Isto é particularmente relevante para estimular a criatividade, o pensamento crítico, a iniciativa, a auto-confiança mas também para criar um espaço seguro para errar e encarar o erro como importante componente para a aprendizagem. Mas o mais impressionante é 87% dos alunos passam a ter efectivamente maiores expectativas sobre o seu futuro, porque vêem mais opções além dos role-models que tinham ao seu redor, porque vêem que alguém acredita no seu potencial e eles próprios passam a acreditar mais em si, e claro, porque vêem o seu progresso.

Impacto nos Mentores

Para garantirmos o impacto a curto prazo com os alunos na escola e a longo prazo no sistema educativo, a motivação dos Mentores Teach For Portugal é peça chave. Nos 3 anos em que implementámos o programa, em média, 95% dos mentores sente-se parte de algo maior, parte de um movimento que trabalha para garantir que todas as crianças em Portugal, independentemente do seu contexto, têm acesso a uma educação de excelência. Este nível de motivação é extraordinário e tem implícito um sentido de possibilidade fundamental para incentivar alunos e alavancar a colaboração com os professores nos contextos mais difíceis. Além disso, 92% dos mentores reconhece que o programa contribuiu muito para o desenvolvimento da sua liderança pessoal, com efeitos imediatos na forma como se gerem e como se relacionam com os outros, mas também com influência nas suas escolhas profissionais a médio e longo prazo para 84% dos mentores.

Impacto nos Professores

Os Mentores colaboram em sala de aula em par com professores e por isso o seu impacto está relacionado. Mentores e professores planeiam em conjunto, adaptam estratégias e conteúdos consoante as necessidades da turma e dividem-se na hora de dar apoio aos alunos. São equipa. Tivemos testemunhos de professores que nos escreveram a dizer que ter a oportunidade de colaborar com um Mentor TFP reavivou neles a razão pela qual escolheram dedicar-se a esta profissão e que foi das melhores experiências que tiveram ao longo da sua carreira. Nos 3 anos letivos da Teach For Portugal no terreno, em média, 97% dos professores recomendam a Teach For Portugal a outras escolas. 83% considera que o programa contribuiu para gerar uma maior cultura de colaboração na escola, notando o impacto fora de sala de aula. E o mais extraordinário, é que 88% dos professores sentem que o mentor potencia o seu trabalho enquanto professores.

 

Giving Tuesday e Campanha de Natal

O dia do evento – 29 de Novembro – foi também dia do movimento global Giving Tuesday, dia de retribuir à sociedade e a quem precisa. Lançámos a campanha de donativos “Nem todas as mochilas pesam o mesmo” que se manterá até ao Natal.

Nem todas as mochilas pesam o mesmo. Consigo, a Teach For Portugal ajuda a carregar as mais pesadas. Contribua para mais oportunidades.

Como? Com 26.000€ / ano, um Mentor acompanha 100 alunos. Contribua.

 


 

Pedro Almeida

É possível. E aconteceu, outra vez.

O código postal de uma criança não tem de determinar as oportunidades que tem na vida. Nos últimos 3 anos, vimos nas vidas de tantos alunos que passaram de querer desistir da escola a, passo a passo, acreditarem em si e serem um exemplo de motivação para os colegas. Vimos no cuidado dos professores com cada aluno. Vimos na subida das médias, a consequência de desenvolver a liderança nos alunos.
Vimos, em tudo isto, que a escola pode ser o elevador de oportunidades capaz de garantir que todas as crianças têm a possibilidade de moldar o seu futuro. Conheça os resultados de impacto do triénio 2019 / 2022 aqui e reveja o evento.
Pedro Almeida | Diretor Geral da Teach For Portugal

evento educação para todos
resultados de impacto teach for portugal