Teach For Portugal

rtp planeta A educação teach for portugal

A série documental Planeta A é coproduzida pela RTP e pela Fundação Calouste Gulbenkian e dá a conhecer, em nove episódios, algumas das respostas mais inovadoras ao desafio da sustentabilidade nas suas diversas vertentes.

O Episódio 7 é sobre o tema Educação e conta com a participação da Teach For Portugal. As filmagens aconteceram no Agrupamento de Escolas Júlio Dinis – Grijó, com a co-fundadora da Teach For Portugal Maria Azevedo, os Mentores da 1ª geração Pedro Pinto e Catarina Ferreira, e com os professores com quem os Mentores colaboravam, Carla Silva e Paulo Amorim.

“O ensino dos dias de hoje continua a seguir, maioritariamente, os métodos e os pressupostos pensados para levar a cabo as campanhas de evangelizaçãoo religiosa há pelo menos 500 anos: aulas expositivas a partir de um púlpito para uma plateia mais ou menos passiva, que se limita a reproduzir aquilo que recebe.
As consequências negativas da insistência num modelo datado, são visíveis: os alunos gostam cada vez menos de assistir às aulas; os jovens sofrem com a pressão das avaliações e dos resultados; a saúde mental nas escolas está a deteriorar-se.
São muitos os que acham que o ensino moderno não deve apenas preparar os alunos para um emprego para a vida, uma vez que a grande maioria não viverá essa realidade. A solução, defendem alguns especialistas, passa por dotar as crianças e os jovens de competências emocionais que lhes permitam conservar felicidade e resiliência – mesmo face às incertezas do mundo exterior.
Alunos felizes, seguros e confiantes são mais capazes de enfrentar os desafios de um planeta em rápida mudança. Quando vai a escola compreender esta premissa e mudar também? (…)
O objetivo? Caminhar em direção a um ensino cada vez mais “à la carte”, onde os alunos desenvolvem autonomia ao aprenderem por eles próprios, alicerçados na tutoria dos professores e o uso das novas tecnologias.”

O episódio foi transmitido na RTP a 30 de Maio e é possível assistir ao episódio na íntegra (duração de 50min) aqui: https://www.rtp.pt/play/p10207/e62028…