Teach For Portugal

Alunos acompanhados no 2º e 3º período do ano letivo 2020 / 2021 por um mentor Teach For Portugal, como parte do projeto Gulbenkian Aprendizagem (GAP) para a recuperação de aprendizagens, melhoraram os seus resultados escolares. Os alunos envolvidos e os encarregados de educação e outros familiares consideram fundamental o contributo dos mentores para o bem-estar dos alunos, para o desenvolvimento de competências transversais, para as aprendizagens e apoio no ensino à distância e presencial.

O Projeto Gulbenkian Aprendizagem – GAP, implementado pela Teach For Portugal – TFP por iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, foi lançado num contexto de emergência para dar resposta o mais rapidamente possível aos alunos que mais ficaram para trás como consequência do fecho das escolas. O Projeto GAP teve como objetivos apoiar durante 6 meses a recuperação de aprendizagens perdidas em alunos do 1º ao 12º ano, focado nas disciplinas de Português, Inglês e Matemática e desenvolver competências importantes para a motivação e estudo autónomo. 42 mentores acompanharam mais de 1300 alunos de 42 agrupamentos de escolas.

O modelo de mentoria do Projeto GAP de 6 meses foi uma adaptação do Programa de Desenvolvimento de Liderança de 2 anos da Teach For Portugal. As bases replicadas no Projeto GAP são um processo de recrutamento exigente e de qualidade de indivíduos licenciados de perfis diversificados e com grande sentido de propósito na educação, uma formação inicial em práticas pedagógicas inovadoras e um acompanhamento pedagógico para máximo impacto nos alunos.

Rebeca Sá Couto, Diretora do Projeto GAP, partilha que “O Projeto GAP veio demonstrar o impacto que um Mentor pode ter nos alunos, alguém jovem no contexto educativo, altamente motivado e com uma perspetiva fresca, que vem potenciar o trabalho feito pelos professores. Os resultados superaram amplamente as expectativas, não só ao nível dos resultados académicos mas também, e talvez até ainda mais importante, ao nível da motivação dos alunos, da conexão à escola e do bem-estar”, dimensões tão importantes na situação de pandemia e confinamento que se viveu.

A avaliação de impacto do Projeto GAP revela que os alunos (97.6%), os seus adultos significativos como encarregados de educação e outros familiares (97%), e as direções dos Agrupamentos de Escolas (85.4%) reconhecem que o acompanhamento por um Mentor é uma manifesta mais-valia  Ao nível dos resultados escolares,  apesar do ponto de partida ser consideravelmente inferior do dos seus pares da turma, os alunos GAP demonstram resultados importantes. No 2º e 3º ciclo, os alunos GAP evoluíram, em média, sempre em maior proporção do que os seus pares do mesmo ano e Agrupamento de Escolas. A percentagem de alunos com Nível 2 diminuiu drasticamente do 1º para o 3º Período nas três disciplinas envolvidas: 33.4 pontos percentuais a Português, 38.5 pontos percentuais a Inglês e 30 pontos percentuais a Matemática. Estes alunos passaram a atribuir mais importância ao esforço que dedicam ao estudo e às tarefas escolares, quando no início atribuíam os seus fracos resultados escolares à pouca capacidade para compreender a matéria que acreditavam ter.

Já no 1º ciclo, do 1º para o 2º Período os alunos mantiveram a mesma média de resultados escolares, quer a Português, quer a Matemática, face a um decréscimo dos restantes alunos da mesma turma, na sequência do período de ensino à distância. Para esses alunos, no final do Projeto as metas académicas saíram mais reforçadas, podendo-se inferir que a Mentoria GAP funcionou como fator protetor de uma motivação mais adaptativa para o sucesso escolar. Os alunos passaram a tomar como mais relevante para o sucesso académico o empenho nas tarefas da escola e o apoio dos seus adultos significativos.

No final, foram identificados 6 fatores críticos para este sucesso:

  1. O reconhecimento da necessidade por parte dos Agrupamentos de Escolas
  2. O perfil e características dos Mentores selecionados
  3. Uma abordagem flexível, próxima e inovadora
  4. A formação inicial e contínua providenciada aos Mentores
  5. O apoio especializado nas disciplinas e foco em autorregulação
  6. O acompanhamento aos Mentores por parte do Tutor Pedagógico e a coordenação central da equipa GAP.

“Quando a Gulbenkian nos ligou, não hesitámos. Tínhamos que agir. Temos que usar toda a nossa experiência com este modelo de impacto ao serviço dos alunos do nosso país mais afetados pelo fecho das escolas.” Partilha Pedro Almeida, Diretor Geral da Teach For Portugal que supervisionou a execução do programa.

Pensar mais além

Para Pedro Almeida, Diretor Geral da Teach For Portugal, organização responsável pela implementação, os resultados do Projeto GAP levam-no a projetar o que pode significar para futuras iniciativas, “em particular focando no impacto que um Mentor – que não é professor – pode ter na motivação e resultados dos alunos. Em 6 meses vemos resultados significativos nos alunos. Em 2 anos o Programa da Teach For Portugal cria mudanças estruturais nas escolas e nas comunidades”

No ano letivo 2020 / 2021, o Programa de Desenvolvimento de Liderança da Teach For Portugal teve 34 mentores TFP distribuídos por 24 escolas, chegando a 3300 alunos e acelerou em 57% a redução de negativas ao longo do ano nas turmas que beneficiam da intervenção do Mentor, em comparação com as turmas de controlo. 97% dos alunos afirmam que “O Mentor TFP motiva-me a fazer o meu melhor” e 88% reconhecem maiores expectativas sobre o seu futuro.

Para o ano letivo 2021 / 2022, a Teach For Portugal espera colocar 43 mentores em mais de 30 escolas do país inteiro.


Sobre o Projeto Gulbenkian Aprendizagem – GAP

O Projeto Gulbenkian Aprendizagem – GAP – foi lançado pela Fundação Calouste Gulbenkian e implementado pela Teach For Portugal como resposta de emergência às necessidades de alunos dos ensinos básico e secundário, em situação de particular vulnerabilidade social e escolar devido à pandemia COVID-19.

O Projeto GAP teve como objetivos apoiar a recuperação de aprendizagens perdidas em Português, Inglês e Matemática e desenvolver competências importantes para o estudo autónomo junto destes alunos. Este apoio foi prestado através de Mentorias Académicas, um sistema inovador em Portugal, implementado e gerido pela Teach For Portugal (TFP), com a colaboração da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, da Fundação Aga Khan, da Associação Portuguesa de Professores de Inglês, da Sociedade Portuguesa de Matemática e da Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

O Projeto GAP decorreu de janeiro a julho de 2021 e contou com 41 Mentores em 42 dos 50

Agrupamentos de Escolas do país onde se verifica a maior concentração de alunos com o Escalão A da Ação Social Escolar. O Projeto abrangeu 1383 alunos em mentorias de pequeno grupo, aos quais acresceram 600 alunos que beneficiaram da presença e atuação do mentor em sala de aula em parceria com o professor. Durante este período foram realizadas 9700 horas de mentoria e acompanhadas 4500 horas de aulas.

O modelo de mentoria do Projeto GAP foi adaptado do Programa de Desenvolvimento de Liderança da Teach For Portugal, este com a duração de 2 anos letivos e implementado através de Mentores TFP que colaboram dentro de sala de aula em par com um professor e fora de sala de aula em projetos, clubes e atividades.

Sobre a Teach For Portugal e o Programa de Desenvolvimento de Liderança

A Teach For Portugal é uma associação sem fins lucrativos com o estatuto de utilidade pública que tem como objetivo diminuir a desigualdade educativa e proporcionar às crianças de meios mais desfavorecidos a oportunidade de atingirem o seu máximo potencial, colocando-os num caminho de oportunidades que trará impacto nas suas vidas a curto prazo e nas escolhas que farão para o futuro, por meio da educação.

Para isso recruta licenciados de várias áreas profissionais para integrarem o Programa de Desenvolvimento de Liderança e trabalharem com os alunos 4 eixos: Resultados Escolares e Metacognição; Consciência do Eu e do Mundo; Gestão Emocional; e Liderança Colaborativa. No Programa, os Mentores TFP são alocados a uma escola de um contexto desfavorecido durante 2 anos letivos para colaborar dentro de sala de aula em par com um professor e fora de sala de aula em projetos, clubes e acompanhamentos personalizados aos alunos.

O Programa de Desenvolvimento de Liderança é formativo, profissional, remunerado e a tempo inteiro.

A Teach For Portugal faz parte da rede global Teach For All existente há mais de 30 anos e presente em 60 países.