Teach For Portugal

1.79 m, 65 kg, barba e, às vezes, óculos. Este é o Ricardo Vieira, açoriano, mentor no 2.º ano do Programa de Desenvolvimento de Liderança.

Começou pela Engenharia Química e foi caminhando para a Consultoria em Alto Desempenho e para a Educação. “Acredito na educação como plataforma edificadora e potencializadora de uma sociedade mais justa, mais equitativa, mais sustentável e mais feliz.”

Praticante de voleibol, descreve-nos um final de dia perfeito “ao som de uma boa surfada ou com uma boa prática de yôga. Tudo isso seria fácil de conseguir não fosse uma família recheada de pessoas, animais e filhos fantásticos, mas, às vezes, um pouco chatos”.

 

Descreve-se como “curioso e investigador, procurando estudar, aprofundar e melhorar processos que contribuam para algo de útil”. Talvez seja por isso que a Teach For Portugal lhe fez todo o sentido! Veio “pelo desafio, pela experiência, pela aprendizagem, pela missão!”.

A maior aprendizagem que leva deste Programa é “a consciência sobre o grande desafio que é a educação”, reconhecendo que trabalhou em si a capacidade de entender que, coisas simples, podem impactar o complexo.

De olhar em frente, tem um forte sentimento que o futuro depende mesmo de cada um! “Depende da nossa capacidade de estar atento, de ativamente procurarmos soluções e implementá-las!”