Teach For Portugal

Um dos alunos que acompanho do 1.º ano foi dos mais desafiantes para desenvolver uma boa relação. Para este aluno é difícil estar concentrado e sair do seu mundo fantástico de diversão e de super-heróis. Com persistência, fui alterando o formato das suas mentorias e as estratégias aplicadas. Num dia particularmente difícil, comecei simplesmente a escrever uma lista de compras no quadro. Cada vez mais interessado e envolvido, este aluno pegou no giz e esforçou-se por colocar letra atrás de letra e formar algumas palavras. No final da sessão, com um sorriso enorme no rosto exclamou “Hoje foi o primeiro dia em que eu escrevi!”. Desde então creio ter-se tornado num dos alunos mais empenhados em trabalhar comigo.

Mentora GAP: Maria Catana, Escola Leonardo Coimbra – Filho, Porto

 

Um dos alunos mentorados, que não é comum ser tão expansivo com os colegas da turma, ao sairmos da sala de aula e vendo que uma colega decidiu ficar sozinha, convidou-a para se juntar à turma no intervalo. A colega não quis mas foi muito bom perceber a atenção e preocupação em não a deixar sozinha. A professora também reparou neste novo comportamento do aluno.

Mentora GAP: Alcina Sousa, Escola de Celorico da Beira

 

Aprender uma língua não é simples, mas ser criança com 9 ou 10 anos e aprender 4 línguas, em simultâneo, é obra! Acompanho 3 meninos, 2 do Bangladesh e 1 do Nepal, que estão nesta situação. Com uma comunidade escolar onde ninguém fala a sua língua nativa e quase ninguém fala inglês, estas crianças lutam por aprender Português e estudar pelos mesmos livros que os colegas. Vê-los construírem um dicionário ilustrado e ficarem tão felizes por conseguirem escrever a legenda das imagens é motivo de orgulho, mas, mais que isso, é uma conquista deles!

Mentora GAP: Beatriz Salvador, Escola Francisco Arruda, Lisboa

 

Uma das professoras disse que nunca havia visto a Matilde, uma das alunas, com a mão levantada para responder a uma das questões em sala antes. Diz perceber a sua motivação. Ela é uma aluna insegura, pois sofre bullying por parte de alguns colegas e foi bom saber que ela quis responder à pergunta em inglês, que é algo que tem muita vergonha. Fiquei feliz!

Mentora GAP: Ludmila Faria, Escola Manuel da Maia, Lisboa

 

Esta semana vi uma professora superar-se para poder dar um bocadinho mais aos seus alunos. Algumas crianças foram para casa, em isolamento, devido a um caso positivo. Esta semana, a escola estava a meio gás. Mas esta professora não. Com um terço dos alunos da sua turma em casa, e uma turma inteira confinada, a professora optou por trocar de sala, aproveitando a que tinha vagado, para ter acesso à internet e poder dar, simultaneamente, aula presencial e síncrona. Tive o prazer de ajudá-la nesta demanda, correndo escadas de sala em sala, a testar os pontos de conexão favorável. No fim, conseguimos estabelecer a ligação e a professora sorriu em tom de missão cumprida!

Mentora GAP: Maria Alba, Escolas da Mãe d’Água, Amadora

 

Algumas imagens das mentorias dos Mentores GAP: