Teach For Portugal

Quem são os 16 Mentores da 1ª Geração Teach For Portugal? 🕵️
Define-se como alguém apaixonado pelo conhecimento, que aprecia estar no lugar de quem ensina e de quem aprende e que gosta de trabalhar com pessoas e para pessoas.
Falamos de Carla Lemos, 23 anos, natural de Gaia, formada em Ciências Biomédicas e com uma especialização em Data Science and Business Intelligence. É Mentora TFP do 2º ano do Programa de Desenvolvimento de Liderança, no Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, onde apoia disciplinas como Matemática, Ciências e Literacia Científica.
“Nos tempos livres, aprecio uma bela caminhada pela natureza.”
Na Teach For Portugal há muito que conquistou a sua fama entre os colegas: é super despachada, mulher dos 7 ofícios, a primeira a entregar todas as tarefas e sempre com uma atividade na manga. Ufa!
Juntou-se à TFP essencialmente por 2 motivos: “pela importância que atribuo ao acompanhamento do percurso escolar e por querer ter um papel ativo na vida de muitas crianças” e ainda “por querer um trabalho com propósito que me fizesse sair da cama com vontade de começar um novo dia”. “O meu contributo para os alunos tem sido trazer para a sala de aula, para o laboratório, a importância de ser curioso, criativo e resiliente na resolução de desafios. Despertar todas as semanas, o “bichinho” da experimentação e da descoberta, cultivando um olhar crítico sobre o mundo. Acredito que se falamos de rochas os alunos devem poder vê-las, tocar-lhes, ver como reagem para que conheçam verdadeiramente os conceitos que abordamos.”
Quando lhe perguntámos o que aprendeu até agora respondeu-nos:
👥“Compreendo e reconheço o valor da diversidade, e envolvo os diferentes agentes da comunidade nas minhas iniciativas, promovendo a co-criação de soluções. Aprendi a manter as expectativas elevadas para todos, a importância de delegar responsabilidades, trabalhar em equipa e de inspirar comportamentos e atitudes.”
A Carla está habituada a altos voos e continua a ajudar os seus alunos a descolar. 🚀
Descobre mais sobre os Mentores TFP aqui.