Teach For Portugal

As escolas fecharam para pausa letiva mas o nosso trabalho continua forte junto da comunidade e dos alunos, revelando-se ainda mais importante neste momento. Estas são algumas das ações que os nossos Mentores estão a desenvolver, juntamente com as escolas e os professores-mentores, para garantir que as necessidades básicas estão asseguradas e que em breve o Ensino à Distância chega a todos.

A Raquel já estou em articulação com os professores e gabinete de apoio aos alunos e família.

A Patrícia Galeão está focada em manter o contacto permanente, seja com os alunos, através da criação de grupos do Whatsapp, ou com a professora-mentora na construção de desafios individuais para os alunos e para as turmas.

O Miguel Leão prometeu manter os alunos “felizes, entretidos e inspirados” e para isso está a lançar um desafio por dia para construírem um “Diário de Quarentena”.

A Margarida retomou as videochamadas já habituais no ano passado com jogos e dinâmicas, para manter os alunos ligados e para que possam ocupar o seu tempo de forma diversificada e interessante.

A Maria Inês Teixeira está a preparar a partilha de algumas estratégias de auto-cuidado tão essenciais nesta altura a pensar especialmente nos professores.

A Catarina Ferreira planeia sessões de formação sobre plataformas digitais educativas (e divertidas!) dedicadas aos professores e ao Serviço de Psicologia e Orientação.

A Patrícia Vinhais está em contacto permanente com os alunos que acompanha, entre Teams e WhatsApp, envia desafios diários opcionais e algumas sugestões. “Longe da vista mas perto do coração”.

A Benedita está preparada para iniciar uma nova campanha de recolha de bens alimentares. No ano passado, foram 19 famílias apoiadas só na sua escola e o apoio alargou-se a outras escolas, num total de 43 famílias.

A Ana Gomes planeia, em conjunto com a equipa técnica da escola, a intervenção que vai realizar-se em duas turmas sobre ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

O Tiago continua o seu projeto de trabalho educativo de rua “Um Cerco Educativo-Alternativo” e esta semana teve audição com a Secretária de Estado para a integração e as migrações. O feedback não podia ser mais positivo!

O Ricardo está a apoiar o seu agrupamento na literacia digital necessária à implementação do Ensino à Distância, com o fim de chegar da melhor forma e a todos os alunos.

A Susete e a Maria Inês, em colaboração com a direção e a equipa técnica, estão focadas em perceber junto das turmas que acompanham quais são as famílias sinalizadas e a fazer novo levantamento de necessidades, nesta fase de especial pausa letiva e em preparação para o Ensino à Distância.

O Pedro está a dar continuidade ao seu projeto comunitário que pretende incluir os alunos das comunidades ciganas e impactar positivamente as suas famílias, contactando os alunos e garantindo que continuam ligados à escola e participam nas atividades escolares.

A Karla colabora com a escola para dar resposta aos alunos que não têm computador.