Teach For Portugal

“Um mundo aborrecido não existe no mundo dos super heróis!” é assim que começam os dois kits de desafios para férias que as mentoras TFP Patrícia Galeão e Ana Gomes criaram para os alunos a propósito da inesperada pausa letiva provocada pelo novo confinamento, adaptados do Diário 21 dias do Design For Change.

“Em articulação com os mentores da 2ª geração da Teach For Portugal partilhamos a ideia de fazermos atividades, diárias, para os nossos alunos se divertirem e manterem-se ocupados. Assim foi, criei os “Desafios dos Super-Heróis” e todos os dias partilhava uma atividade diferente com todos os alunos: mantivemos o contacto e rimo-nos juntos” partilha Patrícia, Mentora TFP alocada no Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo.

“Eu utilizei o Kit de Desafios nas duas semanas de paragem de aulas, um desafio por dia. Quando começaram as aulas mantive um desafio por semana. Apesar de nem todos responderem, fiquei surpreendida com a adesão. Permitiu aproximar-me dos alunos. Numa das semanas esqueci-me de partilhar e uma aluna enviou-me um e-mail a pedir o desafio semanal. Nesse momento percebi que os desafios estavam a fazer todo o sentido para os alunos.” diz a Mentora Teach For Portugal Ana Gomes.

E agora, que chegam por fim as férias do 2º período, “confinados, sem aulas mas também sem convívio com amigos e família… Alguma coisa tinha que ser feita!”. Por essa razão, partilhamos aqui os dois kits de Desafios dos Super Heróis para que possam ser utilizados por qualquer um, em família ou só com a criançada, durante as férias da Páscoa. Os desafios são adequados a todas as idades e facilmente adaptáveis.

Por exemplo, o desafio duas verdades e uma mentira, pode ser adaptado aos jogadores: cada um escreve num papel duas verdades e uma mentira sobre si e depois outro jogador tenta adivinhar qual destas é falsa.

Afinal “Não há distância que nos separe, nem confinamento que nos deixe sem ideias para brincar!”

Pode descarregar aqui o kit de Desafios dos Super Heróis 1 e o kit de Desafios dos Super Heróis 2.

A ideia do kit de Desafios dos Super Heróis foi inspirada no Diário da Quarentena da Design For Change. Original em http://www.designforchange.pt/.