Teach For Portugal

Educação emocional

Numa sexta-feira utilizámos o tempo do Reforço de Direção de Turma para trabalharmos a Empatia – a importância de nos colocarmos no lugar do outro, a importância de percebermos os nossos sentimentos, e o dos outros, perante situações específicas. 

Começamos com um jogo descontraído, de trabalho em equipa: tínhamos de contar até ao número 30, em voz alta, um de cada vez e de forma aleatória. Ninguém podia dizer o mesmo número e ao mesmo tempo – que risota que foi! Que bom, numa sexta-feira, termos espaço para soltar gargalhadas e brincar! 

De seguida veio uma música relaxante: hora de acalmar e concentrar para dar início a uma dinâmica de reflexão. 

Ao longo da sessão, vestimos diferentes camisolas, encarnamos várias situações e estivemos a refletir individualmente e em grande grupo sobre as nossas opiniões, sentimentos e sensações. Acima de tudo, partilhamos e aprendemos uns com outros. Enquanto turma, conhecemo-nos ainda melhor – o que cada um sente em determinada situação, como cada um reage, como cada um gostava de reagir. Refletimos sobre as nossas ações. 

Cada aluno tinha três emojis que representavam: “sinto-me triste”, “sinto-me mais ou menos” e “sinto-me feliz”. Levantavam o emoji que correspondia a cada uma das seguintes situações: 

  • Hoje dormi o tempo necessário para aguentar um dia cheio de atividades; 
  • Hoje caí das escadas na escola, ninguém me ajudou e todos se riram de mim; 
  • Hoje deram-me uma prenda; 
  • Hoje insultaram-me na escola; 
  • Hoje vi um amigo meu a ser gozado e não fiz nada por ele; 
  • Hoje dói-me muito a cabeça, e a minha turma não me respeitou… estiveram o tempo todo a falar aos berros dentro da sala de aula; 

 

Num espaço seguro de partilha, com questões orientadas por mim e pela professora-mentora Ana, conseguimos desconstruir ideias e opiniões. Conseguimos refletir que, independentemente das situações que não nos preocupam ou não nos magoam, temos de pensar que podem afetar outros. Como também o que nos afeta a nós, pode afetar os outros. 

Entre novos emojis desenhados pelos alunos para melhor representarem o que sentem, sorrisos, várias lágrimas e nervosismos – tivemos 50 minutos de partilha profunda, de conhecimento da turma em geral e de percebemos que às vezes não temos noção do quanto podemos magoar o outro com as nossas atitudes. 

Continuamos com a consciência que temos um trabalho árduo pela frente, com muita necessidade de aprofundar o tema e outras questões do género, mas professora Ana e eu estamos alinhadas neste propósito, até porque juntos, seremos sempre mais e melhores! 

 

Autora: Patrícia Galeão – Mentora no 1.º ano do Programa de Desenvolvimento de Liderança