Teach For Portugal

Patrícia Vinhais

“Tudo começou há 4 anos quando embarquei numa experiência de voluntariado nos Açores, para desenvolver o empreendedorismo sustentável e dinamizar sessões de gestão financeira e familiar com grupos de jovens. Porém, o plano teve de ser rapidamente alterado. À minha frente, tinha jovens quase adultos que não sabiam ler nem escrever, sem perspectivas, muito distantes da escola e com contextos socioeconómicos muito débeis. Percebi aí a sorte ou o privilégio que tinha tido até então.” Conta-nos a Patrícia Vinhais.

Foi já 2 anos mais tarde, enquanto procurava uma oportunidade que fizesse sentido para si, que a Patrícia encontrou a Teach For Portugal.

Hoje, é Mentora da 2ª Geração Teach For Portugal no Agrupamento de Escolas Amadeo Souza-Cardoso, em Amarante, e colabora com professores nas disciplinas de Matemática, Português e Educação Visual.

Percebeu o interesse dos mais novos pelas redes sociais digitais, aliou-o à sua experiência profissional e formação académica em Ciências da Comunicação, e criou a Academia de Influencers. Aqui, a Patrícia e os alunos abordam competências socioemocionais e lançam desafios, que originam “publicações” que alimentam um mural onde toda a comunidade educativa é convidada a interagir numa rede social real.

“Estes dois anos na Teach For Portugal já me ensinaram muita coisa, a maioria sobre mim, mas também sobre o outro e o contexto educativo. Tornei-me mais resiliente, evoluí ao nível da liderança, do trabalho colaborativo e da confiança. Aprendi a ouvir sem julgamento. E impele-me a agir. Levo a vontade de ser um agente de mudança, com a convicção de que não há impossíveis.”

Os 2 anos no Programa de Desenvolvimento de Liderança foram também marcados pela partilha de casa com os também Mentores Raquel Montenegro e Miguel Leão que ficaram alocados a escolas na região do Tâmega e Sousa. Desta experiência diz-nos “Levo memórias incríveis!”

Curiosidade? Só consegue adormecer ao som do ventilador. Miguel e Raquel confirmam o fenómeno?