Teach For Portugal

Susete Vaz Pedro

“Gosto de estar com poucas pessoas de cada vez para me conectar verdadeiramente com elas.” Aprecia as coisas mais simples: o silêncio, as pessoas, a natureza. Perde-se a observar as crianças – já vem desde a sua própria infância, dizia que quando fosse grande queria ser mãe. Sonhadora, inconformada e determinada, diz que os desafios a deixam curiosa e a impelem a ser melhor. Não temos a menor dúvida. Esta é a Susete, Mentora TFP da 2ª Geração na Escola de Perafita.

Professora de Educação Física de formação, a Susete partilha “Já procurava pela TFP na minha vida antes ainda de saber que existia. Candidatei-me pela possibilidade de contribuir para a mudança e pelo alinhamento com os meus valores: encontrava tudo o que me preenchia, a educação, o sentido de possibilidade, os desafios, a exigência, a aprendizagem, as pessoas… O meu crescimento estava lado a lado com a tarefa de alavancar o potencial de cada criança, independentemente do seu contexto.”

Na escola, criou o projeto Líderes em Ação. “Os alunos “Líderes” entram em ação e desafiam a comunidade a construir a mudança.”

“No Programa, aprendi que a aprendizagem não tem limites, a observar e a escutar. No passado, sofri com a injustiça, indiferença, violência, e percebi que são as coisas que me incomodam que tornam o meu papel mais claro. Hoje, estou mais consciente de quem sou e feliz por ter a certeza que há um lugar no mundo para cada um de nós, onde podemos contribuir para que este seja melhor.“

“Para o meu futuro profissional levo um grande sentido de possibilidade, colaboração e de satisfação por sentir que dar o melhor de mim é um desafio que gera tanto bem estar. E levo, acima de tudo, as evidências do potencial de cada uma das crianças que fizeram este caminho comigo.”

Fun fact sobre a Susete? A tranquilidade convive com a aventura: “Tenho uma Renault 4L que é o meu carro do dia a dia e é também parceira de aventuras com uma tenda de tejadilho. Adoro cannyoning e escalada.”


Com o aproximar do final do 2º ano letivo na escola, os Mentores da 2ª Geração Teach For Portugal estão agora na recta final do Programa de Desenvolvimento de Liderança.


Visita o perfil do Linkedin da Susete aqui.