Teach For Portugal

ana gomes

Uma explosão de energia – é a Ana Gomes. “Adoro resolver enigmas em conjunto.” A colaboração, o desafio e o espírito crítico estão também presentes na sua vida no desporto. “Desde os 8 anos que pratico desportos coletivos, mas ainda não aprendi a dar feedback positivo das minhas próprias prestações.”

Os Mentores da 2ª Geração Teach For Portugal estão agora na recta final do Programa de Desenvolvimento de Liderança e a Ana é uma deles.

“Quis juntar-me à TFP pois percebi o papel ativo que podia ter na sociedade. Percebi o conhecimento que podia adquirir por trabalhar nesta rede de pessoas comprometidas com a Educação e com o Mundo e a experiência que podia vivenciar ao estar diariamente num contexto distante do meu.”

Apesar de já ter praticado 9 desportos e de ter um mestrado em Atividade Física Adaptada, Ana diz que “com o Programa de Desenvolvimento de Liderança, aprendi – e continuo a aprender – a escutar os outros, as suas necessidades e experiências e a não decidir sozinha; a trabalhar em equipa; a focar no detalhe e celebrar cada pequena vitória.” – competências chave para qualquer Mentor – e atleta. ⛹️‍♀️

9 desportos, 5 ofícios: no Agrupamento de Escolas Couto Mineiro do Pejão, em Castelo de Paiva, a Ana colabora em Português, Matemática, Geografia, nas Assembleias de Turma e no Projeto Clube Os Extraordinários. A Ana é imparável e contagia os seus alunos com a mesma energia: no Clube os alunos pensam, sugerem, planeiam e implementam atividades com base em diferentes áreas de interesse e nas necessidades identificadas na comunidade. O foco é todo o processo e os alunos ultrapassarem as barreiras.

Da experiência no Programa, leva os traços do alto rendimento: “aprendi a planear e a definir detalhadamente os passos que pretendo seguir.”

De riso fácil, a Ana é uma adepta ferrenha da boa disposição “acredito que o som de um riso e a beleza de um sorriso podem tornar o dia de alguém bem melhor.”
E não é que torna mesmo?


Vê o perfil profissional da Ana Gomes no Linkedin.