Teach For Portugal

Aula Agrupamento de Escolas Júlio Dinis Grijó

E as respostas foram muitas. Tantas, que optámos por dividi-los em duas publicações.
Esta é a segunda. Podes ler a primeira aqui.

“Queria partilhar uma coisa que adoro na professora de inglês com que trabalho, Elizabeth. Nas aulas de Direção de Turma, a professora Elisabeth procura sempre trazer dinâmicas, através do convite que fez a técnicas de educação especializadas para intervirem na turma, para ajudarem os alunos a melhorar a sua visão de si próprios, através de meditação, ou debate sobre diálogo positivo. Noto que deposita muito amor nas coisas que faz: no outro dia trouxe um chá para distribuir pelos alunos depois de uma meditação; em Novembro fez um bolinho no seu aniversário e levou para os alunos se deliciarem. As suas ações demonstram o quanto se preocupa com o desenvolvimento emocional e académico. Além disto, procura sempre dar-lhes reforço positivo, mesmo quando tem de os chamar a atenção por algo que não está a correr tão bem ❤️. Ou seja, chama-los à atenção, impõe os limites, e de seguida consegue incorporar um elogio, um reforço positivo e a visão de que eles conseguem mudar e fazer melhor.” partilha a Margarida Serralheiro, Mentora Teach For Portugal no Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, São Brás de Alportel.

“Na professora Ana Vital aprecio a abertura com que tem confiado em mim e no meu trabalho e a disponibilidade e sentido de aventura para experimentar novas metodologias de ensino. Na professora Susana Martins admiro o carinho com que trata e fala com os alunos. Aprecio a sua capacidade de motivá-los, e de como leva toda a turma a rir e a desfrutar da leitura da Lua de Joana.” conta a Cátia Barbosa, Mentora TFP no Agrupamento de Escolas de Freamunde, Paços de Ferreira.

Já a Francisca Cardeira, Mentora no Agrupamento de Escolas Abação, Guimarães diz-nos que aprecia “as ligações constantes que a professora Carla faz entre os conteúdos de Educação Visual e os grandes artistas, explorando vários estilos e apresentando diferentes formas de trabalhar.”

A Amanda, Mentora no Agrupamento de escolas Manoel de Oliveira, Porto, valoriza “o cuidado que a professora Maria José tem em trazer sempre tarefas novas e diferentes para os alunos, como pedir-lhes para perguntarem aos familiares sobre as lendas que conhecem para partilhar com a turma; ou para escreverem e ilustrarem a lenda de São Martinho, colocando na sala de aula para torná-la mais colorida.” Já no professor Eduardo, revela-nos que valoriza a compreensão com necessidades dos alunos e a flexibilidade que tem com as regras relativas a lanches, breves intervalos e idas à casa de banho.

A Beatriz Santos, Mentora Teach For Portugal no Agrupamento de Escolas de Rio Tinto, Gondomar conta-nos: “Admiro a forma como o professor Óscar consegue entreter os jovens com a sua forma única de brincar. Enquanto leciona as frações, o professor usa expressões de futebol como ‘aqueles números estão fora de jogo’ ou ‘esse é que foi um penálti’ que faz surgir um sorriso nos alunos de encantar.”

“Admiro a paciência do professor Valdir para explicar qualquer coisa as vezes que forem precisas de modo a que todos os alunos consigam compreender. Também admiro a resposta positiva quando os alunos chegam atrasados ou são pouco assíduos, são sempre recebidos com um ‘ainda bem que te juntaste a nós’; ‘és importante nesta turma’; ‘gostamos de te ter cá’.” partilha a Bárbara Brochado, Mentora TFP no Agrupamento de Escolas Fernando Távora, Guimarães.

“A professora Susana tem uma grande sensibilidade para trabalhar a metacognição com os alunos nos aspetos mais simples do quotidiano da sala de aula, em especial nas matérias em que os alunos têm mais dificuldade. Desde ilustrações para sintetizar conteúdos, exercícios de expressão artística a reflexões individuais e em grupo. Isso é algo que eu valorizo muito. Mais do que ensinar, a professora faz com que os alunos reflitam, criando um mundo inteiro de possibilidades. Uma vez, ao revermos a classe dos determinantes, por sua iniciativa, encarnámos a personagem de trabalhadoras do IKEA: enquanto a professora explicava oralmente a classe e as subclasses, comparando-os à forma como organizamos a nossa roupa na cómoda do nosso quarto (roupa interior numa gaveta, t-shirts noutra, e calças noutra gaveta), eu desenhava no quadro uma cómoda (classe – determinante) com as suas várias gavetas (subclasses – artigos, interrogativos, possessivos e demonstrativos), e respetiva legenda.” partilha a Débora Silva, Mentora Teach For Portugal no Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato. Já sobre a professora Helena, partilha “admiro a sua motivação na dinamização das aulas e em proporcionar uma boa experiência de aprendizagem aos alunos. É inspiradora. As suas altas expectativas para os alunos e o seu alegre ‘Good morning’, todos os dias, no início de cada aula enchem a sala de energia positiva.”

A Leni Lima é Mentora Teach For Portugal no Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, em Lisboa e quis contar o seu apreço por uma das professoras com quem colabora: “Admiro a dedicação da professora Sara. Tenta sempre explicar a matéria da forma mais simples possível. Não se importa de explicar as vezes que forem necessárias e se houver algum aluno que mesmo assim não perceba ela procura uma forma diferente de se fazer entender.”