Teach For Portugal

Patricia Galeao

“Sou uma pessoa de pessoas” diz a Patrícia Galeão, 27 anos, do Porto. “Preciso da minha familia e dos meus amigos muito presentes no meu dia-a-dia porque recarrego energias com eles – principalmente ao fim de semana com um bom jantar à mistura.” É uma pessoa atenta aos outros, característica fundamental na licenciatura que tirou: Serviço Social.

“Desde o secundário que sempre estive envolvida em iniciativas de impacto social, só assim é que sou feliz.” Quando nos disse que é em refeições sociais que ganha renovada energia, falava a sério: “foi num almoço de amigas que descobri a Teach For Portugal, fui ler sobre o Programa e apaixonei-me. Sem pensar duas vezes inscrevi-me.”

Patrícia colabora em Português e Matemática no AE Diogo Macedo. Iniciou o Clube do SER com o objetivo de promover nos alunos o espírito de liderança, autorregulação, e sentimento de pertença à escola, com iniciativas como a assembleia de alunos, yoga, reforço de direção de turma e meditação. No Verão passado, a Patrícia Galeão e a Prof. Ana organizaram um “mini campo de férias” para pintar a escola, na sequência da vitória dos alunos no Orçamento Participativo. A SIC registou o momento.

A Patrícia descreve estes 2 anos do Programa como “de transformação”. Adivinham qual foi a sua maior aprendizagem? As pessoas, claro! “Enfrentar novos desafios, aprender a valorizar as pequenas conquistas e verbalizar as minha forças e talentos.”

“Para o meu desenvolvimento, foram essenciais os meus colegas Mentores, a minha tutora pedagógica e as professoras com quem colaboro na escola. Levo comigo o carinho e os sorrisos dos meus alunos, bem como as histórias de vida e uma consciência MUITO maior deste problema sistémico que é a desigualdade educativa e uma inquietude que me vai permitir continuar!”

Curiosidade sobre a Patrícia?
Tem na cabeça uma agenda com datas e compromissos a cumprir, mas, se vir um filme depois do jantar, 10 min depois está a dormir. Há que focar a atenção no que importa 😄.


Os Mentores da 2ª Geração encontram-se agora na recta final do Programa de Desenvolvimento de Liderança.