Teach For Portugal

Miguel Leao

Diz que adormece diariamente a ouvir programas do Nuno Markl – percebe-se onde vai buscar o bom humor e energia.
Gosta de estar a par de tudo o que acontecesse à sua volta – chama-lhe de curiosidade. Entre a sua geração de Mentores, na escola ou na vida em geral assume um papel agregador e procura uma versão moderada dos factos.

Leão de apelido, este é o Miguel. Tem 24 anos, é de Albergaria-a-Velha, formou-se em Artes e Design e hoje é Mentor da 2ª geração Teach For Portugal, no Agrupamento de Escolas de Airães.

“Depois de ter trabalhado em design, o 1º confinamento levou-me a um momento de reflexão em que uma mudança se tornou cada vez mais evidente e urgente. Procurei projetos na área da educação e quando descobri a Teach For Portugal percebi que o meu propósito tinha um lugar onde ganhar vida!”

Na escola, além de colaborar em Matemática, Ciências e Cidadania, criou o Projeto ContActo com o objetivo de expandir as expectativas futuras dos alunos, com sessões dinamizadas por pessoas da comunidade e um programa de mentoria vocacional.

O Programa da Teach For Portugal está a ser uma mais valia para o Miguel porque “mais do que ter aprendido imenso sobre pedagogia, equidade e diversidade, aprendi muito sobre mim, tanto enquanto pessoa, como enquanto profissional. Desenvolvi as minhas competências de negociação; de autocuidado; de gestão e priorização.”

Quando lhe perguntámos o que leva para o seu futuro profissional, Miguel salienta o networking, o conhecimento e a experiência. “Mas, mais que tudo, levo o carinho dos meus alunos que, ao longo destes 2 anos, me surpreenderam com lições de vida impressionantes!”

Fun fact sobre o Miguel? Se a camisa florida da foto não deu pistas suficientes, ele clarifica: “Gosto de investir o meu tempo livre em plantas”.

Com o aproximar do final do 2º ano letivo na escola, os Mentores da 2ª Geração Teach For Portugal estão agora na recta final do Programa de Desenvolvimento de Liderança.


Visita o perfil do Linkedin do Miguel aqui.