Teach For Portugal

“Como engenheiro de formação, investigador e cientista e, com uma experiência de quase uma década no mercado internacional, o meu contributo para o Programa de Desenvolvimento de Liderança e para os alunos, tem sido trazer para a sala de aula e para as conversas a importância de ser criativo, de pensar criticamente, de pensar diferente, de abraçar os desafios com sentido de possibilidade por mais impossíveis que pareçam e tentar com “engenho e arte” criar valor e valorizar o nosso tempo e energia de forma produtiva na escola e fora dela. Sempre com um olhar micro para o momento em questão e um olhar macro para um contexto mais global.

A colaboração com o Clube Ciência Viva foi um exemplo disso, que permitiu, em colaboração com dois docentes, desenvolver experiências e práticas que despertaram o interesse para a ciência nos alunos e apontam a importância do conhecimento científico, da tecnologia e da engenharia no dia-a-dia. E, também, o fazer perceber, que às vezes, com um toque de criatividade pode-se investigar e descobrir o mundo à nossa volta de forma simples e económica.
Nesta experiência inspirada na cromatografia das cores, os alunos do Clube começaram por recolher, dos espaços verdes da escola, folhas de várias tonalidades (estávamos no Outono).
Depois, essas folhas, verdes, amarelas, castanhas, foram trituradas e dispersas numa solução de álcool etílico. Por fim, com papel de filtro, devidamente cortado, e mergulhado na dispersão produzida com as folhas, observou-se a deslocação e separação dos vários pigmentos presentes nas folhas.
Uma experiência interessante e divertida, com um custo inferior a 2€ para um grupo de 25 alunos, que permitiu estudar e perceber a composição de pigmentos das folhas no Outono e um processo para os separar. No fim da sessão, foi conversado como muitas das tecnologias da atualidade se baseiam em princípios tão simples como esta experiência.”
Autor: Ricardo Vieira – Mentor Teach For Portugal no 2º ano do Programa de Desenvolvimento de Liderança
 
Autor: Ricardo Vieira – Mentor Teach For Portugal no 2º ano do Programa de Desenvolvimento de Liderança
Também a tua ciência pode contribuir para fazer a diferença na vida de muitas crianças!
👉 Mais informações e candidaturas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *