Teach For Portugal

Foram várias as frentes em que os nossos Mentores estiveram no ano passado (2019/2020), no momento em que rebentou a pandemia em Portugal e todos nos vimos obrigados a confinar e a lidar com uma nova realidade de teletrabalho e de Ensino à Distância – E@D.

Recuperámos alguns dos testemunhos dos Mentores Teach For Portugal e das boas práticas utilizadas que trouxeram benefícios para alunos, professores e restante comunidade educativa.

Que estes testemunhos sejam renovada inspiração para este novo confinamento e para o Ensino à Distância deste ano letivo.

“Durante a adaptação ao Ensino à Distância, não são apenas os alunos que necessitam de fazer um esforço redobrado para aprender as novas ferramentas de trabalho e para continuarem motivados na sua missão na escola. Os professores que acompanho têm sido incansáveis na sua constante aprendizagem para superarem o desafio que o Ensino à Distância está a ser. Com tanto a mudar em tão pouco tempo, aumentou a quantidade de novas diretrizes, informações e ferramentas a serem transmitidas por várias entidades e meios, pelo que se tornou muito difícil absorver tanta informação e escolher qual aquela que terá real impacto em sala de aula – síncrona e assíncrona – mas sobretudo nos alunos. O meu papel tem passado sobretudo por ser esse apoio para os professores com que colaboro: por testar e filtrar ferramentas, escolher quais são aquelas que poderão ter um impacto positivo e em que vale a pena investir, e sugeri-las exemplificando como, nos casos particulares que temos em mãos, podem ser postas em prática. Este trabalho, reverte-se em otimização do tempo da sessão síncrona, a fim de transmitir os conteúdos de uma forma didática, apelativa e mais próxima do que seria a experiência presencial. Além disso, ajudo os alunos a ligarem-se e a resolverem eventuais problemas de conexão ou de desconhecimento das ferramentas. Ter criado uma conta de instagram dedicada exclusivamente aos alunos (com desafios e outros) aproxima-me deles tanto no canal como na forma de comunicação, o que facilitou a conexão deles ao E@D.”
Mentora Catarina Ferreira

“Este momento de E@D tem sido, sobretudo, um tempo de aprendizagens várias, de adaptação a uma nova realidade e de vivência de uma rotina nunca antes experienciada. São muitas as horas em frente a um ecrã, são diversos os trabalhos a dar resposta. Como garantir que nada falha? Este tem sido um dos principais desafios dos alunos, em tempos de aprendizagem no seu novo espaço-escola, a sua casa. Com o intuito de ajudá-los a atingir o sucesso nesta missão, têm sido publicadas, semanalmente, em formato de vídeo, no Classroom da Biblioteca, dicas de #Como me organizo para aprender em casa?. Qual é o espaço ideal? Como organizo o meu tempo? Como não esqueço nenhuma tarefa? São vídeos sugestivos e os alunos são convidados a partilharem as suas estratégias. Estas dicas são, também, utilizadas em momentos de tutoria individual. O objetivo principal é: garantir que este tempo, em casa, corresponde a um produtivo e prazeroso tempo de aprendizagem e crescimento.”
Mentora Joana Caldas

“O grupo “COnVIDa um amigo” surgiu neste novo contexto de escola, como estratégia para unir os alunos do 2º ciclo em momentos de lazer, de brincadeira e socialização, lembrando que estas são componentes importantes e de inúmeras aprendizagens nas dinâmicas escolares. Neste espaço de “recreio à distância”, surgiu a ideia de se partilharem talentos ou conhecimentos. O entusiasmo foi geral. Abri as inscrições para quem quisesse participar e esse entusiasmo materializou-se em número de inscritos. Individualmente ou em grupo, muitos foram os que reconheceram ter algo relevante para mostrar. Desde música, dança, culinária, conhecimentos futebolísticos até à leitura e à maquilhagem. No final, os colegas (e eu) temos oportunidade de fazer algumas perguntas, em jeito de rápida entrevista ao(s) interveniente(s). Parece-me que vai ser um terceiro período cheio de aprendizagens inesperadas, começando pela importância de aprendermos uns com os outros, já que todos temos áreas fortes e menos fortes e experiências de vida muito diversificadas.”
Mentora Margarida Ramirez

“Foi-me pedido que tentasse fazer a minha parte, ajudando um grupo de 25 docentes a dominar a ferramenta digital Google Classroom, com o objetivo de facilitar os canais comunicativos entre professor e aluno. Grato e enriquecido estou com a oportunidade e experiência de ter criado a turma “Comunidade de Partilha em Google Classroom” para docentes. Alguns tutoriais, videoconferências em direto e muitas chamadas e emails vieram com esta minha nova função em help desk em Classroom. Obrigado a todos por depositaram esta confiança em mim.” Mentor Ricardo Vieira

Assiste aqui aos vídeos que o Ricardo fez para ajudar alunos e professores na migração para o Ensino à Distância.