Teach For Portugal

A 24 de Janeiro, as Nações Unidas celebram o Dia Internacional da Educação e a importância do seu papel na promoção do desenvolvimento e da paz. A UNESCO apela a todos os países que façam do acesso a uma educação universal de qualidade para todos uma das suas prioridades.

A educação, além de ser um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública, é a ferramenta mais poderosa para garantir melhorias significativas na saúde, estimular o crescimento económico e potenciar a inovação necessária para sociedades mais desenvolvidas e sustentáveis.

“Sem educação inclusiva e equitativa de qualidade e oportunidades para todos, ao longo da vida, os países não conseguirão alcançar a igualdade de género e travar o ciclo de pobreza que deixa milhões de crianças, jovens e adultos para trás.”

O direito à educação está consagrado no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A declaração exige educação elementar gratuita e obrigatória. A Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada em 1989, determina que os países devem tornar o ensino superior acessível a todos.

Para celebrar este dia internacional da educação, selecionámos alguns eventos e leituras inspiradoras que recomendamos:

 

Festival Learning Planet

O Learning Planet é uma comunidade global de pioneiros no campo da aprendizagem e sustentabilidade, lançado pelo CRI (agora Learning Planet Institute) e pela UNESCO em 24 de janeiro de 2020, por ocasião do Dia Internacional da Educação, o #LearningPlanet catalisa uma comunidade em rápido crescimento de diversos líderes, instituições e atores educacionais em todo o mundo. De 22 a 29 de Janeiro 2022 está a decorrer o Festival Learning Planet com mais de 400 sessões online gratuitas e atividades coorganizadas com 250 organizações parceiras de todo o mundo. O Festival é uma plataforma aberta de workshops, debates, jogos, exibições, fóruns e outros eventos dedicados a celebrar novas formas de aprender e ensinar.


Building The Future

O Building The Future afirma-se como “o principal evento português de transformação digital, onde tecnologia, liderança e Educação se cruzam para potenciar pessoas e organizações através de especialistas de classe mundial que estão a mudar a forma como interagimos com a realidade.” O evento de três dias – 26, 27 e 28 de Janeiro – apresentado por Filomena Cautela e patrocinado pela Microsoft, reúne decisores, líderes, professores, estudantes, investigadores, e programadores que constroem o ecossistema da tecnologia. Ao 3º dia, o evento promove a transformação digital da Educação, alavancando a aprendizagem ao longo da vida e a inovação. A Teach For Portugal estará presente no palco digital na 6ªfeira, 28 de Janeiro, na voz da nossa Diretora de Alumni Filipa Cunha para falar sobre a realidade da desigualdade educativa em Portugal. A não perder! Vê a agenda e bilhetes aqui.

 

Kahoot: Um Jogo Desigual

Para conheceres mais a fundo o impacto e a complexidade do problema da desigualdade educativa em Portugal, criámos um jogo desigual através de um Kahoot. Na primeira parte, não há respostas corretas nem erradas: as perguntas são sobre a tua realidade, enquanto aluno. Já na segunda parte, irás pôr à prova os teus conhecimentos sobre a desigualdade educativa. Porquê que é um jogo desigual? Porque por mais que acertes nas questões de conhecimento sobre a realidade da desigualdade educativa (parte 2), não obterias a mesma pontuação se tivesses crescido num contexto socioeconómico mais baixo (parte 1). Também a educação é um jogo desigual.

 

O Elemento Ken Robinson

O Elemento é um livro que já inspirou uma boa parte da equipa e uns tantos Mentores Teach For Portugal. A descrição do livro:

“Há coisas em que somos mesmo bons e há coisas que adoramos fazer. Quando ambas se encontram, dá-se o fenómeno a que Sir Ken Robinson chama de O Elemento. Por outras palavras, estamos no nosso “elemento” sempre que conseguimos pôr o nosso talento ao serviço das nossas paixões. No entanto, isso raras vezes acontece. Ken Robinson sabe-o melhor do que ninguém.
Professor universitário, liderou durante anos um projeto pioneiro em escolas britânicas que fomentava justamente o ensino da criatividade. Verificou então que muitos alunos não sabiam se tinham ou não talento, porque o sistema educativo, em vez de nutrir a criatividade, esmagava-a. Em O Elemento, Ken Robinson procura perceber o que podemos fazer para nutrir o dom de cada um. Para isso, fala com alguns talentos do mundo, desde Paul McCartney (que curiosamente foi rejeitado pelo coro de Liverpool) ao físico Richard Feynman, passando pelo criador dos Simpsons. E com atletas, empreendedores, artistas e jornalistas. O que o descobre é surpreendente. Quando procuramos encontrar o nosso caminho, a idade ou a ocupação são muito menos importantes do que o empenho ou a crença nas nossas capacidades. E para que acreditemos em nós, é preciso criar as condições certas, ou seja, repensar todo o sistema educativo. Obra fascinante, do autor da TED Talk mais vista da história, O Elemento tem tudo: casos reais e valiosos conselhos para quem procura um rumo.”

 

Futures of Education: o relatório da UNESCO

A iniciativa Futuros da Educação da UNESCO visa repensar a educação e moldar o futuro. A iniciativa promove o debate global sobre como o conhecimento, a educação e a aprendizagem precisam ser reimaginadas num mundo de crescente complexidade, incerteza e precariedade. Ver aqui o relatório de 2022.

 

Teach Like a Champion

Outro livro de que somos fãs, pelas práticas pedagógicas que inclui e estratégias para inúmeras situações que ocorrem em qualquer sala de aula. Vê aqui.