Teach For Portugal

[Relatório] Aprendizagens perdidas devido à pandemia: uma proposta de recuperação

A evidência científica mostra perdas significativas de aprendizagens, particularmente nos alunos mais jovens e de famílias mais desfavorecidas durante os períodos de ensino à distância devidos à pandemia covid-19. Vários países propuseram, ou começaram já a implementar, medidas extraordinárias para mitigar estes efeitos, incluindo programas de tutorias, escolas de verão, prolongamento de horários letivos e fornecimento de recursos informáticos.

Os 5 autores deste relatório fazem uma análise das medidas que foram sendo implementadas por vários países e os resultados que provém daí. Com base nisto, este documento propõe duas medidas imediatas, efetivas e temporárias, já testadas em outros sistemas de ensino e adaptadas ao sistema Português: programas de tutoria e escolas de verão.

Como fonte de referência e inspiração para operacionalização das medidas propostas, o relatório faz menção a 3 programas que têm como foco o desenvolvimento de competências emocionais e sociais, a tutoria e a aprendizagem curricular: o Programa de Desenvolvimento de Liderança da Teach For Portugal, o Projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagem, e o Programa de Mediadores da EPIS.

O relatório é curto (24 páginas) e gratuito. Podes aceder aqui.

 

DESTAQUE DO RELATÓRIO:

Página 5:

Página 10:

Página 14:

 

Ler relatório completo aqui.