Teach For Portugal

A escola não é uma ilha isolada. Para percebermos a escola, as relações que nela existem e a sua cultura é necessário conhecer a comunidade, as pessoas, os valores, os saberes e as tradições.

Este foi o desafio lançado pela Teach For Portugal no 1.ª ano de Programa de Desenvolvimento de Liderança. A tarefa é hercúlea, mas necessária para criar impacto junto dos agentes educativos. Neste processo foram entrevistados alunos, professores, assistentes técnicos, proprietários de estabelecimentos locais e membros da direção. Foram horas de conversa, de descoberta, de partilha e de criação de laços.

Nos testemunhos e nos vários relatórios analisados foi possível perceber que os alunos provenientes das comunidades ciganas apresentavam uma elevada taxa de reprovação e abandono escolar. O “Relatório Anual de Progresso” indica que 90% dos alunos ciganos reprovaram no 5.º ano de escolaridade e 75% destes alunos reprovaram no 6.º ano de escolaridade. A taxa de retenção destes alunos situa-se nos 86%. Os números são alarmantes!

O apoio a estes alunos é fundamental! Nesse sentido, criei o projeto comunitário “Pontes para a Inclusão” no 2.º ano do Programa da Teach For Portugal. Este projeto tem como missão garantir aos alunos das comunidades ciganas uma resposta educativa que promova a sua aprendizagem, o desenvolvimento de relações genuínas entre pares e a participação da família na vida escolar. O projeto não pode restringir-se somente ao espaço escolar, é necessário conhecer a família, criar relações de confiança e perceber os quotidianos destes alunos, para que a resposta seja adequada e significativa.

Neste momento, o projeto tem o apoio de vários elementos da comunidade educativa que dão o melhor de si para apoiar os alunos. São acompanhados, diretamente, 8 alunos, num total de 12 horas semanais de tutoria, e foram realizadas 10 visitas aos acampamentos destes alunos, de forma a conhecer o seu contexto, a sua família e a sua realidade. Foi magnífico ver como as instituições da comunidade demonstraram o seu apoio e são parceiros indispensáveis.

“O contexto de uma criança não pode condicionar as oportunidades que tem na vida”, esta é a máxima da Teach For Portugal e a realidade que procuro, todos os dias, desenvolver no meu contexto.

Autor: Pedro Pinto – Mentor no 2.º ano do Programa de Desenvolvimento de Liderança

Lê mais sobre o Programa aqui.