Teach For Portugal

Alunos numa mercearia

Os “Líderes” do 5º e 6º ano da EB 2,3 de Perafita saíram à rua e entraram em “Ação”.

Com o objetivo de libertar o seu superpoder e liderar movimentos que promovam a mudança na sua comunidade, cada uma destas crianças “sentiu” o seu contexto, com os sentidos apurados para o que as incomoda. E mais! Escutaram atentamente o que as pessoas têm a dizer. Conscientes de que cada um tem uma voz, os “Líderes” entram em ação e desafiam a comunidade a construir com eles – o primeiro passo para a mudança.

Alunos no projeto Líderes em AçãoAo entrevistarem as pessoas que vão encontrando na rua acerca do que as incomoda no sítio onde vivem ou trabalham, procuram apelar à reflexão:

_“O que me incomoda mesmo é o lixo que vejo no chão! E a si?” – questiona a Joana de 11 anos (nome fictício).

_“Mas porque será que acontece?” – desafia o João de 10 anos (nome fictício). Desde a falta de consciência, à falta de recursos físicos e ao vandalismo, foram várias as discussões que surgiram num dia passado nas ruas de Perafita, e foi assim que, os alunos trouxeram a comunidade para dentro da escola e levaram a escola para a comunidade.

Em horário extracurricular, Líderes e Mentoras Teach For Portugal reúnem-se e trabalham em pequenos grupos para analisar a informação que recolheram, e acima de tudo para falarem do que sentiram. Este é o primeiro passo da metodologia Design For Change, que vai levar os alunos do 2º ciclo a desenvolver empatia, estando  conscientes de si e a criar sentido de possibilidade sobre o seu papel no mundo.

Nas aulas de Literacia, acompanhados pelos seus Diretores de Turma, os alunos assumem também protagonismo, onde partilham e co-constroem os futuros projetos que irão transformar Perafita.

Até ao final do ano letivo, passando por “Sentir”, “Imaginar”, “Fazer” e “Partilhar”, estes “Líderes em Ação” estarão conscientes das competências que estão a desenvolver (cada um ao seu ritmo), com autorreflexão e acompanhamento constantes, como: Pensamento Crítico, Consciência do Eu e do Mundo, Colaboração, Autonomia, Comunicação, Liderança e Cidadania Ativa.

Este é o Projeto Comunitário “Líderes em Ação”, onde os alunos são os protagonistas, com superpoderes incríveis por descobrir e um brilho no olhar pelas evidências do “Eu Posso!”. As Mentoras Teach For Portugal, Susete Vaz Pedro e Maria Inês Gonçalves, limitam-se apenas a orientá-los, acreditando no seu potencial e a criar espaços para que estes mostrem o poder da sua voz.

O Projeto Comunitário é uma das componentes do Programa de Desenvolvimento de Liderança da Teach For Portugal, com o objetivo de envolver a comunidade educativa. O Programa da Teach For Portugal aloca Mentores Pedagógicos em várias escolas do país de contexto socioeconómico desfavorecido durante 2 anos letivos, com o objetivo de promover uma educação para o máximo potencial de cada aluno e eliminar a desigualdade de oportunidades. Atualmente, a organização está presente em 33 escolas de norte a sul do país, com 42 Mentores, que têm como missão “não deixar nenhuma criança para trás”, impactando cerca de 4000 alunos. A Teach For Portugal pertence à rede internacional Teach For All que adapta ao contexto português o modelo aplicado em 60 países.

Autoras:
Susete Vaz Pedro e Maria Inês Gonçalves
Mentoras Teach For Portugal da 2ª Geração no Agrupamento de Escolas de Perafita