Teach For Portugal

Iniciei a minha viagem como Mentora GAP – Gulbenkian Aprendizagem, na disciplina de Matemática no Agrupamento de Escolas D. Afonso III em Vinhais em pleno confinamento. Todas as aulas eram lecionadas à distância, e conheci os meus alunos através do ecrã de um computador. Depois da primeira reunião com o grupo de professores de matemática, lancei o desafio de criarmos um laboratório de programação com os alunos do projeto GAP, o e.s.a.3 Lab. Os professores de matemática e os diretores de turma apoiaram deste o início e a direção da escola abriu o caminho a este novo desafio.

Depois de um mês de aulas de programação à distância e com todos os desafios de conetividade associados, conseguimos lançar os primeiros 27 videojogos educacionais do e.s.a.3 Lab – Vinhais. Estes primeiros jogos foram criados em linguagem Scratch, uma linguagem computacional desenvolvida pelo MIT para crianças e jovens aprenderem os primeiros conceitos e lógica da programação.

Com a aplicação de diferentes conceitos matemáticos, raciocínio e lógica computacional, cada turma desenvolveu um jogo temático de matemática para crianças do 1.º e 2.º ciclos. Estes foram alguns dos conceitos matemáticos aplicados na criação destes jogos: referencial cartesiano para movimentação de objetos, ângulos para alterar a direção de objetos, percentagens para alterar volumes de objetos, operações numéricas, e funções de uma só condição.

 

e.s.a.3 Lab – Vinhais

 

“Lancei o meu primeiro videojogo!”

“A stora tem um “bug” no código dela”

“Alterei o meu código, stora”

“Acho que tenho de colocar um loop neste código”

“Esta função no meu código não está a resultar”

“Ponho a correr o meu código, mas a personagem não anda”

 

Estas foram algumas das frases que fui ouvindo nas aulas. Os programadores do e.s.a.3 Lab-Vinhais fizeram um trabalho incrível com todos os desafios que iam surgindo ao longo do “caminho”. Bom trabalho!

Próximo desafio? JavaScript através do jogo MiniCraft e Python.