Teach For Portugal

E as respostas foram muitas. Tantas, que optámos por dividi-los em duas publicações.
Esta é a primeira. Aqui podes ler a segunda.

“Valorizo muito a forma como a professora Carla Silva se relaciona com todos os alunos. Está constantemente à procura de outras maneiras de os ajudar a ultrapassar diversos desafios. Na professora Dinora, admiro a delicadeza e o cuidado que tem com todos os membros da comunidade escolar, a maneira como consegue trabalhar colaborativamente com diferentes pessoas e a sua postura humilde. É um exemplo para mim a vários níveis!” contou-nos a Vanessa Almeida, Mentora no AE Júlio Dinis, Grijó.

“No professor Rui, admiro a boa disposição e a capacidade de criar relações positivas com os alunos, trocando brincadeiras. Sempre que passa de manhã na sala da turma ao lado, recebe um coro de bom dia e sorrisos de boa disposição. Já na professora Glória Brito, saliento a sua a preocupação em planear aulas dinâmicas, enriquecidas com pequenos grandes gestos que fazem a diferença, como por exemplo através do bingo nas aulas, dos auto-colantes e rebuçados que dá aos vencedores, ou até o cuidado e a preocupação que teve em ir à biblioteca e trazer capas para os alunos que não tinham.” partilha a Cátia Barbosa, Mentora no AE Freamunde.

Já a Francisca Cardeira, Mentora no AE de Abação, partilha que aprecia “a forma informal como o professor João coloca os seus alunos numa posição de liderança ao atribuir a responsabilidade a cada um de cotar o seu próprio teste de avaliação, deixando-os confortáveis e seguros. Nas aulas da professora Ana há sempre espaço para falarmos das nossas emoções, partilhar angústias e vangloriar conquistas. Isso demonstra o quanto se preocupa com o desenvolvimento emocional e académico de cada aluno.”

A Raquel Monteiro, Mentora no AE Lousada Este, escreveu-nos:
“Queria partilhar algumas coisas que me inspiram na professora Isabel Fonseca. Em qualquer aula e, tal como os alunos do 6ºD, carinhosamente, poderiam descrever, ‘a professora Isabel é como um pokémon recheado de super-poderes’. Destaco:
– OLHAR GENEROSO E CARINHOSO a cada particularidade dos alunos aliado à DOÇURA de palavras que os motivam constantemente a conciliar as pequenas conquistas com o caminho a percorrer até grandes sucessos.
– PROATIVIDADE e ADAPTABILIDADE por procurar sempre uma alternativa, quer no percurso dos alunos, quer na multiplicidade de projetos em que os envolve, tentando sempre estimular o diálogo com os encarregados de educação.
– ASSERTIVIDADE SUBTIL, ao tornar a sala de aula num espaço calmo, de respeito e segurança para todos com momentos de meditação, diálogo aberto, exposição de relações causalidade-consequência, comunicação não abrasiva.
É uma verdadeira inspiração para todos e com quem tenho muito orgulho em colaborar e em aprender.”

A Beatriz Santos, Mentora no AE Rio Tinto conta que “recordo um momento em que a professora Silvina viu que uma aluna estava a chorar e deu-lhe um abraço que aqueceu a sala toda, dizendo ‘não te preocupes, minha menina. Vai ficar tudo bem.’ Aprecio muito a forma como a professora se preocupa genuinamente com o bem estar dos seus alunos.”

“Gostava de partilhar uma mensagem para a professora Carla Chumbo que tem uma imensa sensibilidade e disponibilidade para ouvir os alunos e acolher seus sentimentos. No último dia de aulas do 1º período estivemos a trabalhar o ‘amigo secreto’ com as turmas de Matemática e Ciências e foi muito emocionante pois, no espaço criado, surgiram depoimentos pessoais sinceros, emocionados e inspiradores dos alunos. São nesses dias e nessas atividades que vemos a força do nosso contributo no crescimento desses miúdos.” reconheceu o Fernando Calheiros, Mentor na Escola Ramalho Ortigão.

“Vejo que a professora Sandra não se preocupa só com as aprendizagens dos alunos, mas também com o bem-estar físico e emocional deles. Tem a capacidade incrível de se aperceber sempre que há alguma coisa que perturba algum aluno e está sempre disposta a ajudar. Além de uma excelente professora, é também uma amiga e os alunos reconhecem isso.” Leni Lima, Mentora no AE do Alto do Lumiar