O Projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagem é lançado pela Fundação Calouste Gulbenkian como resposta de emergência às necessidades de alunos dos ensinos básico e secundário, em situação de particular vulnerabilidade social e escolar, no longo período de confinamento durante o ano letivo 2019/2020, devido à pandemia COVID-19. Os impactos e consequências da pandemia têm conhecido contornos sem precedentes para todos e especialmente críticos para estes.
O Projeto compreende 2 bolsas de apoios:
1) Bolsa de Mentores GAP, constituída e gerida pela Teach For Portugal Associação;
2) Bolsa de Professores SPM constituída e gerida pela Sociedade Portuguesa de Matemática.
Estudantes do ensino superior, recém-licenciados e jovens profissionais provenientes de várias áreas do conhecimento e com forte motivação para o impacto social, realizam atividades com vista à recuperação de aprendizagens dos alunos menos apoiados durante o período de ensino à distância.
Contribuem para a realização do potencial de alunos em situação de maior vulnerabilidade social e escolar. Esta bolsa é constituída e gerida pela Teach For Portugal.
Recrutamento fechado
Experiência remunerada durante 5 meses, de fevereiro a junho de 2021;
Realiza atividades de apoio à recuperação da aprendizagem junto de alunos dos ensinos básico e secundário, com uma frequência mínima bissemanal
Apoia as disciplinas curriculares de Português, Inglês e/ou Matemática – as que registam as mais altas taxas de insucesso
Desenvolve competências transversais fortemente associadas ao sucesso educativo, como sejam a autorregulação e a motivação para a aprendizagem.
Promove a participação ativa de pais/encarregados de educação ou outros agentes educativos
As atividades de apoio à recuperação da aprendizagem podem acontecer em diferentes modalidades: presencialmente e/ou online (síncrono e/ou assíncrono), em tempos letivos e/ou não letivos, dentro e/ou fora da sala de aula, dentro e/ou fora da escola, individualmente, em pequenos grupos e/ou na turma de origem, sempre em articulação com os professores e a direção da escola.
Participar no Projeto GAP de fevereiro até junho 2021 e na formação integrada.
O que é a bolsa de Professores SPM?
São docentes voluntários que farão reforço de aulas em turmas que possam estar sem professores na disciplina, devido à pandemia. Esta bolsa é constituída e gerida pela Sociedade Portuguesa de Matemática.
Candidaturas abertas até ao final de dezembro de 2020;
Experiência voluntária durante 6 meses, de janeiro a junho de 2021.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
Meta 4.1
Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completam o ensino primário e secundário, que deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade, conduzindo a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.
Meta 10.2
Até 2030, capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, incapacidade, etnia, origem, religião, condição económica ou outra.