O que é o Projeto GAP - Gulbenkian Aprendizagem?

O Projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagem é lançado pela Fundação Calouste Gulbenkian como resposta de emergência às necessidades de alunos dos ensinos básico e secundário, em situação de particular vulnerabilidade social e escolar, no longo período de confinamento durante o ano letivo 2019/2020, devido à pandemia COVID-19. Os impactos e consequências da pandemia têm conhecido contornos sem precedentes para todos e especialmente críticos para estes.

O Projeto compreende 2 bolsas de apoios:

1) Bolsa de Mentores GAP, constituída e gerida pela Teach For Portugal Associação;

2) Bolsa de Professores SPM constituída e gerida pela Sociedade Portuguesa de Matemática.

As escolas precisam da nossa ajuda. Agora, mais do que nunca, junta-te a este Projeto e faz a diferença!

Recrutamento

  • O que é a bolsa de Mentores GAP?

    Estudantes do ensino superior, recém-licenciados e jovens profissionais provenientes de várias áreas do conhecimento e com forte motivação para o impacto social. Realizam atividades com vista à recuperação de aprendizagens dos alunos menos apoiados durante o período de ensino à distância. Contribuem para a realização do potencial de alunos em situação de maior vulnerabilidade social e escolar. Esta bolsa é constituída e gerida pela Teach For Portugal.

O que faz um Mentor GAP?

  • Realiza atividades de apoio à recuperação da aprendizagem junto de alunos dos ensinos básico e secundário, com uma frequência mínima bissemanal
  • Apoia as disciplinas curriculares de Português, Inglês e/ou Matemática – as que registam as mais altas taxas de insucesso
  • Desenvolve competências transversais fortemente associadas ao sucesso educativo, como sejam a autorregulação e a motivação para a aprendizagem.  
  • Promove a participação ativa de pais/encarregados de educação ou outros agentes educativos

As atividades de apoio à recuperação da aprendizagem podem acontecer em diferentes modalidades: presencialmente e/ou online (síncrono e/ou assíncrono), em tempos letivos e/ou não letivos, dentro e/ou fora da sala de aula, dentro e/ou fora da escola, individualmente, em pequenos grupos e/ou na turma de origem, sempre em articulação com os professores e a direção da escola. 

taylor-wilcox-NTur2_QKpg0-unsplash 2

Critérios de elegibilidade para seres Mentor GAP

  • Licenciatura concluída 
  • Conhecimentos aprofundados numa (ou mais) das disciplinas: Português, Matemática, Inglês

20 ou 40 horas semanais 

Deslocar-se para a comunidade da escola onde vai ser colocado (no processo de candidatura poderás indicar os teus distritos preferenciais.

Participar na formação inicial de 16 a 22 dezembro e no Projeto GAP de janeiro até junho 2021.

  • O que é a bolsa de Professores SPM?

    São docentes voluntários que farão reforço de aulas em turmas que possam estar sem professores na disciplina, devido à pandemia. Esta bolsa é constituída e gerida pela Sociedade Portuguesa de Matemática.

  • Candidaturas abertas até 8 de dezembro de 2020;
  • Experiência voluntária durante 6 meses, de janeiro a junho de 2021.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Meta 4.1

Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completam o ensino primário e secundário, que deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade, conduzindo a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.

Meta 10.2

Até 2030, capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, incapacidade, etnia, origem, religião, condição económica ou outra.

Promotor do projeto:

Implementado por:

Parcerias: