Teach For Portugal

Depois de tantas tentativas falhadas, há uma mensagem especial: “o ano passado muitos duvidaram de nós e agora estamos no 8.º ano!”. Esta é a 4.ª História que aconteceu mesmo contada pelo Jon, Diretor de Recrutamento da Teach For Portugal.

Agora podes ficar a saber um pouco de tantas histórias que acompanham o dia a dia dos mentores e o nosso! Não percas nenhuma!

 

Autor: Tiago Lobo dos Santos

O António (nome fictício) foi um aluno com quem trabalhei o ano passado e este ano estava no 8º ano. Estava também em risco de abandono e a apresentar absentismo elevado. Queria deixar a escola “para sempre” já que fará 18 anos no próximo ano.

Depois das abordagens no âmbito do projeto de rua e visitas domiciliárias, marcação de reunião na escola com a Encarregada de Educação, várias conversas com o aluno e Encarregado de Educação em simultâneo… conseguimos fazê-lo regressar às aulas em novembro.

Em articulação com os serviços de psicologia, facilitámos o que já era a intenção do António de saída para um curso profissional. Agora, já está inscrito numa escola profissional a estudar o que quer. Através de um trabalho colaborativo conseguimos quebrar a trajetória de abandono e garantir que permanecia na escola.

“Foste espetacular e ajudaste-me em tudo desde o ano passado e agradeço por isso também… no ano passado muitos duvidaram de nós e agora estamos no 8º ano”. Esta mensagem que recebi surpreendeu-me… e simultaneamente encheu-me o coração.