Teach For Portugal

“O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado desde 1999 no dia 21 de Fevereiro. A data foi proclamada pela UNESCO e reconhecida formalmente pelas Nações Unidas. O episódio que a deu origem aconteceu algumas décadas antes, entre protestos e manifestações, no território em que hoje é Bangladesh, país natal da aluna Sara, do 6º ano. Lá, o dia 21 de Fevereiro era antes conhecido como o Dia dos Mártires da Língua.

Nas aulas de Português da semana, a professora e eu estivemos a falar com os alunos sobre este dia, a sua importância para a valorização da diversidade linguística e eles estiveram a preparar trabalhos para homenagear a data. Nessa turma, há alunos de diferentes nacionalidades, portanto cada oportunidade de promover a diversidade cultural é extremamente relevante. As línguas que representam a pluralidade da turma são o crioulo de Cabo Verde, o crioulo da Guiné-Bissau, o bengali e o português, de Portugal e do Brasil. Em formato de vídeos curtos, os alunos apresentariam textos, palavras e elementos culturais que caracterizam as línguas presentes na turma.

Propus à Sara que aproveitasse a ocasião para ensinar aos colegas e professores algumas palavras em bengali (ou bangla), sua língua materna, que é também uma das mais faladas no mundo. Sempre muito orgulhosa de sua cultura, a Sara ficou bastante entusiasmada com a atividade. Perguntamos, então, aos demais alunos, que palavras e expressões gostariam de aprender em bengali e demos a lista a Sara. Algo curioso foi que as colegas mais próximas quiseram aprender expressões como “precisas de ajuda?”, pois viram que seria de grande utilidade para dar apoio à amiga em outros momentos.

A Sara fez, então, o seu trabalho e gravou um vídeo em que ensina como dizer palavras e expressões em português, na sua língua materna. Apresentamos em uma das aulas em que a Sara está presente (pois ainda frequenta a turma de Português como Língua Não Materna). Todos ficaram muito contentes e a parabenizaram e eu fiz questão de partilhar o vídeo com os demais professores, para que também aprendam algumas expressões em bengali. Também publicamos o resultado do trabalho da turma no site da escola: https://aearibeiro.edu.pt/

Assim, vamos, pouco a pouco, introduzindo mais da cultura da Sara no nosso dia-a-dia e, certamente, todos ganham com isso!”

✍️ Autora: Fernanda Souza – Mentora Teach For Portugal no 1º ano do Programa de Desenvolvimento de Liderança.