Teach For Portugal

Reduzir as desigualdades de oportunidades é uma missão em que todos são precisos. Como a Joana (alumni Teach For Portugal) disse, “porque há tanto por e para fazer”. Afinal, esta é uma matéria de responsabilidade social.

Foi a pensar nessa matéria que Bárbara Beck de Lancastre, membro da Direção da Teach For Portugal, estendeu o desafio à Teach For Portugal e à Park International School de Alfragide, enquadrado no âmbito do trabalho desenvolvido pelo gabinete de psicologia do colégio sobre a responsabilidade social. A pergunta era “Como podemos consciencializar os alunos da Park International School sobre a realidade das desigualdades de oportunidades e mobilizá-los para a ação?”.

Numa sessão presencial, dinamizada pela Maria Azevedo (Diretora de Formação), Filipa Cunha (Diretora da Área Alumni), Joana Caldas (tutora pedagógica), Rebeca Sá Couto (Diretora de Parcerias Públicas) e Fátima Domingues e Leni Lima (ambas Mentoras TFP), pedimos aos alunos para ficarem de pé, e com as suas mochilas pesadas às costas. De olhos fechados, os 70 alunos de 11º e 12º ano da Park International School escutaram histórias reais que evidenciavam algumas dificuldades que alunos acompanhados pela Teach For Portugal passam no seu dia a dia: desde os fracos horários de transporte que os fazem levantar muito cedo ou chegar muito tarde, a ter frio e chuva em casa ou na escola, passando por ter de cuidar de irmãos mesmo tendo apenas 10 anos, ou pela falta de compreensão dos adultos pelos os seus traços de personalidade ou capacidades de concentração e ainda pelas dificuldades de integração de migrantes.

Em grupos, os alunos refletiram sobre as histórias que ouviram. E se esta fosse a minha história? O que sinto sobre a educação e a escola? O que sinto sobre o meu futuro e as expetativas e oportunidades que tenho? O que ouvi nestas histórias que limita o futuro destes estudantes? Tenho ideia de quantos estudantes passam por isto em Portugal? O que pode mudar o futuro destes alunos? Quem é responsável por isto?

Os pensamentos foram surgindo: “É difícil imaginar se fosse comigo, felizmente tenho condições e oportunidades”; “O problema é muito complexo e as soluções têm de ser várias, e interligadas”; “A empatia que temos na escola é muito importante para nós, para sermos felizes aqui, para conseguirmos aprender”; “É preciso mudanças ao nível do governo e nas escolas.”

Os alunos foram convidados a partilhar em post-its potenciais soluções e em como cada um deles poderia contribuir para a transformação da desigualdade educativa.

Obrigado à Park International School pelo convite!