Teach For Portugal

“Regressar à Escola Básica Júlio Dinis – Grijó, agora como mentora Teach For Portugal, tem sido uma experiência transformadora e inspiradora.

Para mim, como ex aluna da Júlio Dinis, esta escola teve grande impacto. Tendo vindo de um contexto socioeconómico menos favorecido, poder-se-ia pensar que o meu caminho estaria definido à partida. Contudo, tive a sorte de encontrar, durante o meu percurso, pessoas que perceberam o meu potencial e propiciaram momentos para o seu desenvolvimento. Muitas dessas pessoas fazem parte desta escola. Elas incentivaram-me, fazendo-me compreender o poder que a educação tem como criadora de oportunidades: umas com uma palavra amiga e encorajadora, outras com exemplos de vida, outras sendo exigentes comigo, mas todas elas acreditando em mim e nas minhas capacidades.

A motivação para ser mentora TFP vem, também, do reconhecimento da sorte que tive em cruzar-me com essas pessoas inspiradoras. Um dos meus propósitos na vida é ser para as crianças aquilo que estas pessoas foram para mim: alguém que vê e enaltece os seus pontos fortes, potenciando o seu desenvolvimento integral e fazendo-os acreditar que existe um imenso horizonte de possibilidades que elas podem alcançar.

Neste momento como mentora TFP, (re)encontrar as caras conhecidas e amigas e conhecer os novos rostos, que me têm dado as boas-vindas de braços abertos, tem trazido um sentimento de gratidão muito grande. Além disso, ver que aquilo que lá deixei como aluna continua lá e faz parte da identidade da escola, reforça um sentimento de pertença que nunca deixou de existir.

Neste novo papel que tenho na escola, quero que o possível impacto que terei nos alunos se reflita na sua visão da escola e da educação. Entregar-me-ei completamente a cada um deles, tentando mostrar que o seu contexto, seja ele qual for, não pode condicionar as oportunidades que têm na vida. Tal como eu tive a oportunidade de atingir o meu máximo potencial, quero que todos os alunos a tenham. Para que tal aconteça, o meu objetivo é criar momentos que correspondam às suas necessidades de desenvolvimento; em que eles se sintam potenciados, motivados para atingir os resultados que lhes permitam seguir um caminho de excelência. No fundo, espero que sejam capazes de criar expectativas elevadas para eles mesmos.

Agora, como mentora Teach For Portugal, e porque me deram tanto, darei mais ainda de volta.
”

Autora: Vanessa Almeida
Mentora da 3ª Geração Teach For Portugal na Escola Básica Júlio Dinis – Grijó
Ano 1 do Programa de Desenvolvimento de Liderança