Teach For Portugal

coroa de natal e mensagem dos alunos

desenhar com a mão não dominante

No âmbito da celebração do dia mundial da pessoa com deficiência, os alunos foram desafiados a colocarem-se no lugar dessas pessoas.

Nas aulas de artes (Educação Visual e Educação Tecnológica) foi proposto fazerem uma coroa de natal da turma, mas com uma condição: para a realização da coroa, os alunos tinham de usar a mão não dominante.

Os alunos sentiram frustração pela dificuldade que tinham ao recortar as cartolinas. “É mesmo difícil, não consigo cortar com esta tesoura, não dá para esta mão” escutei. “Já viste a dificuldade que uma pessoa esquerdina tem em encontrar uma tesoura para si? A produção de certos materiais é feita para a média, e aqui seriam os destros”.

Outro aluno admirou-se “Como é que algumas pessoas conseguem pintar com a boca e com os pés? Eu não consigo desenhar a minha mão com a minha mão esquerda… As pessoas com deficiência são mesmo uns heróis. Todos os dias eles desafiam o ‘normal’.”

Autora: Raquel Montenegro
Mentora da 2ª geração no Agrupamento de Escolas de Sudeste de Baião

coroa de natal coroa de natal e mensagem dos alunos coroa de natal e mensagem dos alunos coroa de natal e mensagem dos alunos