Teach For Portugal

História Real Somos o nosso maior tesouro

 

Vamos aprender que somos o nosso maior tesouro? Vamos descobrir, juntos, as nossas qualidades? 

Foi dia de sair das quatro paredes da sala de aula e arranjarmos um sítio diferente para refletirmos juntos… e que tal a biblioteca da escola? Assim foi! 50 minutos de aula, na biblioteca e com direito a carpete no chão para nos sentarmos confortavelmente.  

Eu e a professora Ana Margarida tentamos criar um espaço seguro, acolhedor, confortável. Tínhamos como grande objetivo: fazer com que todos os nossos alunos reconhecessem que são tesouro mais maravilhoso do mundo, cheio de qualidades! Chamamos a esta aula “Festinhas ao Ego”.

Festinhas ao Ego

Começamos por uma dinâmica surpresa. Todos os alunos estavam sentados no chão, de olhos fechados com uma música ambiente. Estes, só podiam abrir os olhos quando sentissem alguém a tocar na sua perna

Quando abriam os olhos eram confortados com o tal tesouro que falávamos e tinham a missão de o caracterizar.  

Que tesouro era esse?! ELES MESMOS! Tínhamos uma caixa com um espelho, para que os alunos se pudessem ver, se pudessem caracterizar, que percebessem que são especiais.  

Não foi uma dinâmica fácil, não é fácil caracterizarmo-nos e/ou reconhecermo-nos como seres especiais e únicos (para mim este é o significado da palavra “EU”). E, como juntos é tudo mais fácila segunda dinâmica foi um trabalho em equipa para nos “mimarmos” uns aos outros.  

Somos o nosso maior tesouro

Cada aluno tinha uma cartolina com a sua fotografia e, de forma livre, todos podiam escrever virtudes/qualidades na cartolina uns dos outros.  

Juntos, ganhamos consciência das nossas virtudes/qualidades! Acabamos com o grande desafio da semana: estarmos atentos uns aos outros!

Colocamos na sala o “Pote dos Elogios”. Vamos treinar durante a semana inteira a atenção ao outro, a amizade, o carinho… Passado uma semana, tivemos mais de 10 elogios uns aos outros... e os alunos quiseram muito que continuássemos com esta dinâmica o resto das semanas. 

 

Que as “Festinhas ao Ego” e o “Pote dos Elogios” sejam uma constante na nossa vida, todos os dias.  

 

 

 

Autora: Patrícia Galeão – Mentora  no 1.º ano do Programa de Desenvolvimento de Liderança